Em breve, cidadãos de todo o país poderão comprar carros a um preço um pouco mais barato. Esta foi a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento recente. De acordo com o presidente, o Brasil vai retomar o esquema de venda de veículos populares, a partir de um ação que pode baratear o preço em até R$ 20 mil.
O presidente Lula também disse que no seu projeto haverá um plano para garantir melhores condições de pagamento. “Qual pobre pode comprar um carro popular por R$ 90 mil? Um carro de R$ 90 mil não é popular. É para a classe média”, criticou. A declaração pode ter animado muitos cidadãos ao redor do país, mas o fato é que uma parcela da população vem se mostrando contrária ao plano do presidente.
Por que promessa é polêmica?
Nas redes sociais e em artigos de opinião, as principais críticas vieram de ambientalistas. Eles argumentam que a medida poderá fazer com que mais pessoas comprem carros no Brasil, e a partir daí o movimento poderia contribuir para uma maior poluição do ar, sobretudo em capitais que já são notadamente poluídas, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Lula ainda está em 1980, uma percepção fora da realidade, menciona produzir veículos a combustão, com preços populares, todavia não tem a menor ideia do valor do carro elétrico que será a nova realidade, mais caro ainda. A famigerada proteção do meio ambiente era hipocrisia?”, questionou um internauta.
Além da questão ambiental, parte dos internautas também criticou a ideia de investir na indústria do automóvel, e preterir outras áreas como a do investimento na malha ferroviária e até mesmo na liberação de novas ciclovias para as pessoas que costumam ir ao trabalho de bicicleta.
“As cidades estão cheias de carros. Nós trabalhadores queremos transporte (público) de qualidade. Já passou da hora de criar metrôs ligando o Brasil”, disse outro. “Claro. Tudo o que precisamos é de mais carros nas ruas. O que há de errado em investir em ciclovias e metrôs? Todo o país de primeiro mundo já adotou”, disse um terceiro.
Carros com preços mais acessíveis
Contudo, o fato é que ao mesmo passo em que o presidente vem recebendo críticas, ele também vem recebendo apoio nas redes sociais. Vários internautas argumentaram que a ideia de liberar carros com preços mais acessíveis é boa, e acusaram os críticos de elitismo.
“Vejo uma turminha criada com sucrilhos no prato questionando Lula por querer reduzir o preço dos automóveis. É igual ao jornalista da RBS que, indignado com o trânsito no feriado em Santa Catarina, disse que pobre não pode ter carro. O lazer é só para o rico?”, questionou o presidente da Associação Cultura Leonel Brizola, Leonel Brizola Neto.
Além da questão do suposto “elitismo”, internautas também disseram que a decisão de Lula de baratear os preços dos carros poderia ser positiva para a indústria automobilística. Assim, de acordo com a visão deles, mais pessoas poderiam conseguir empregos neste setor, em um cenário de aquecimento das vendas.
“Lula não está preocupado apenas como o carro popular. Ele está preocupado com a reindustrialização do país. Na aba do carro popular, devem vir linhas de crédito e incentivos fiscais condicionados a utilização de peças de fabricação nacional”, defendeu um internauta nas redes sociais.
A redução do preços dos carros
Embora tenha indicado que vai trabalhar no retorno dos preços populares para os carros, o presidente Lula ainda não explicou como o sistema poderia funcionar na prática. Como ainda não há um projeto pronto, ainda é possível que o Governo volte atrás da ideia.