Com o prazo para a entrega da declaração do IR correndo os dias, surge uma dúvida bastante pertinente. Como declarar o imposto e fazer a antecipação da restituição do Imposto de Renda? Será que esse tipo de empréstimo realmente vale a pena?
Essa é uma forma de contratação de crédito que deve ser vista sempre com bastante cautela. Isso porque os juros que são cobrados pela operação comumente são uma desvantagem para os que precisam.
Lembrando que, apesar do nome comum que é dado a essa forma de serviço, de fato, não se pode antecipar a restituição do Imposto de Renda. No entanto, os detalhes você verá na matéria de hoje do Notícias Concursos.
Como é a chamada “antecipação” da restituição do Imposto de Renda?
Como citamos acima, não se pode “antecipar” porque o calendário oficial que é válido somente a Receita Federal o divulga. Então, todo brasileiro que tem a obrigação de enviar a declaração, deve segui-lo. A exceção é para apenas aqueles que são considerados aptos para o primeiro lote, como os idosos e quem tem uma doença grave ou mesmo deficiências.
Assim, para o restante da população, a estratégia oferecida para receber o mais cedo possível é fazer a declaração do IR o mais cedo possível, tão logo no começo do prazo. Dessa forma, quaisquer modalidades de “antecipação” para a restituição são, portanto, consideradas, uma forma de empréstimo.
Como fazer a antecipação do IR?
Para ser realmente um dos primeiros contribuintes a receber essa restituição do IR, é importante ressaltar que se deve agilizar tudo. Vale a pena deixar de prontidão as informações e os documentos que ajudarão na hora de enviar a declaração.
Resgatar a declaração do Imposto de Renda do ano de 2022, por exemplo, conseguirá ajudar, e muito, aqueles que não tiveram mudanças drásticas em sua renda ou no patrimônio no ano-base de 2022. Reunir as documentações essenciais do principal declarante e dos seus cônjuges, bem como dos dependentes, ajuda bastante também.
Recibos relacionados a educação, serviços médicos também precisam ser organizados de modo a facilitar na hora de declarar. Isso porque algumas das despesas com educação e saúde podem ser passíveis de dedução do tributo. Alterações, como troca de emprego, venda dos bens, heranças, empréstimos, etc. devem ser declaradas também.
Se mesmo dessa forma for preciso resgatar o valor mais rápido, é válido considerar uma antecipação da restituição através de algum tipo de empréstimo. Então, para isso, é importante consultar todas as condições do pagamento para comparar com as demais opções de linhas de crédito, para entender se a oferta é ou não vantajosa para o seu bolso.
Há quem possua dívidas muito altas, tal como as do crédito rotativo do cartão de crédito e dos juros do cheque especial. Para esse grupo de pessoas, o valor recebido pela da restituição do Imposto de Renda pode auxiliar a quitar com esses compromissos financeiros. As situações inesperadas trazem também alguma vantagem para tal modalidade, como as pequenas emergências.