O Banco Central deverá realizar em breve a divulgação da nova data de consulta de valores a receber, termo que reconhece os saldos que ficaram esquecidos em contas bancárias. Esse processo já havia começado no início do ano, quando o Bacen lançou o site Sistema Valores a Receber.
As pessoas podiam ter acesso aos dados após realizarem uma rápida pesquisa, onde podiam se informar caso houvesse algum valor que tinha sido esquecido, que poderiam ser advindos de diferentes fontes, como de juros que haviam sido cobrados indevidamente em alguma transação bancária.
Até o final da primeira fase, haviam sido recuperados cerca de R$ 245 milhões, de acordo com os dados que foram revelados em abril. Pelo menos 2,85 milhões de cidadãos haviam realizado o resgate desse dinheiro. Desde aquele mês, muitas pessoas seguem aguardando para que o Banco Central divulgue as novas datas para o resgate.
Veja o que ocorre atualmente ao tentar entrar no sistema do Banco Central
Atualmente, para aquele usuário que tenta acessar o site oficial do valores a receber, será automaticamente informado por meio de uma mensagem com a seguinte frase: “consultas ao Sistema de Valores a Receber estão suspensas”. Até o momento, não há uma data que indique quando o sistema voltará a funcionar.
Apesar disso, o Banco Central informou que os valores em questão ainda se encontram guardados nos bancos e ressalta que não existe nenhum risco de que esses valores sejam perdidos.
Segunda fase deve passar por modificações
Embora algumas mudanças já estejam previstas para acontecer no Sistema Valores a Receber, elas ainda não foram validadas. Porém, desde já foram informadas ao público. Uma das alterações de maior destaque está relacionada ao agendamento.
Com isso, o valor vai poder ser resgatado logo após a primeira data da consulta. Além disso, é esperado que novos meios de busca sejam atribuídos. Para aqueles que já tenham retirado uma determinada quantidade também poderão realizar uma análise para verificar se existem outros valores a receber.
Existem diversas situações que podem resultar nos valores a receber dentro da conta dos usuários. Alguns dos exemplos são as tarifas que foram cobradas indevidamente, contas de registro que foram mantidas por corretoras de títulos e cobradas de forma indevida ou mesmo para pessoas com liquidação extrajudicial.
Quando começará a segunda fase?
Após três meses de greve dos servidores, o Banco Central ainda não liberou informações sobre a volta das consultas dos valores esquecidos. Quando for liberado outra vez as datas para que sejam realizadas as consultas, certamente sairão as novas atualizações no editorial.
De acordo com os relatórios do Banco Central que foram divulgados ainda no primeiro semestre do ano, a maior parte dos brasileiros que tinham valores a receber eram de apenas R$ 1, o que mostra que na maioria dos casos os valores são irrelevantes.
Apesar disso, algumas pessoas em específico tinham valores a receber com quantias mais consideráveis. Assim, embora muito não tenham perspectiva de que tenham recursos a serem recebidos, é sempre importante fazer a verificação para confirmar se de fato isso ocorre.