Para que você supere seus limites é importante lançar um olhar mais apurado para a sua realidade atual. Visualizar o que pode ser melhorado e o que tem funcionado é algo imprescindível para traçar um plano de ação consistente e duradouro.
A seguir, portanto, lançamos algumas dicas e sugestões que poderão lhe ajudar a praticar o autoconhecimento e superar desafios. Continue lendo.
As dicas abaixo poderão lhe ajudar a superar os seus limites de maneira consistente, desde que você siga-as de maneira recorrente e aprenda a usá-las no seu cotidiano. Veja:
O primeiro passo para que você supere seus limites é pensar o que poderia ser melhorado no seu dia a dia de trabalho ou de estudos. Pense sobre quais resultados têm lhe deixado insatisfeito ou até mesmo angustiado, a fim de ter uma visão mais profunda do que precisa ser reparado na sua rotina.
Depois que você conseguir enxergar quais fatores têm lhe feito ficar “estagnado” em algumas áreas da vida, comece a ponderar quais ações poderiam melhorar esses resultados.
Por exemplo, se você sente que as suas notas na faculdade estão despencando, avalie de que maneira você poderia estudar melhor e trace quais atitudes poderiam promover esse resultado positivo.
Com a visão profunda do que está sendo “ruim” e quais ações poderiam contornar esse problema, é hora de traçar um plano de ação propriamente dito. Aqui, é fundamental que você saiba mensurar um prazo para restabelecer o equilíbrio e conquistar uma organização que seja mais eficiente e positiva.
Saiba traçar uma meta com “data marcada”, pois isso fará com que você crie um comprometimento consigo mesmo, impedindo que a procrastinação, ou simplesmente a preguiça, apareça.
Saiba avaliar, também, o que você já tem feito nos dias atuais pensando em alguma forma de superar os seus limites.
Avalie se você tem agido em prol disso, em algum momento, e se sim, faça um plano mais consistente para essas ações (levando em conta as dicas anteriores); e caso não, é hora de colocar todas as dicas em prática o quanto antes, a fim de evitar que o ato de “deixar para depois” atrapalhe cada vez mais o seu crescimento.
Por fim, crie um comprometimento com você mesmo e supere seus limites de maneira eficiente. Isto é, ao traçar o seu plano (levando em consideração o que apontamos no decorrer deste texto), comprometa-se de cumpri-lo dentro do prazo que você mesmo estipulou.
Não fique se autoenganando ao criar justificativas por não ter tentado algo que estava no plano. Se você não fizer o que planejou, ninguém fará.
Portanto, fuja da autossabotagem e crie essa atitude de sempre cobrar a si mesmo de maneira saudável e enriquecedora. Apenas assim pode ser que seja possível que você supere seus limites. 😉