Provas de múltipla escolha são bastante comuns. Os vestibulares, concursos públicos, assim como o Enem apresentam questões desse tipo. Elas se caracterizam por ter um anunciado e dispor de algumas opções para que o candidato escolha aquela que acha correta.
Provas de múltipla escolha: dicas essenciais
Será que há algum segredo para ir melhor nesse estilo de avaliação? Bom, para explicar melhor, elaboramos dez sugestões para que você leve em consideração ao estudar.
- Circule ou então sublinhe palavras importantes no item. Isso ajudará você a se concentrar nas informações mais necessárias para identificar a escolha de resposta correta.
- Leia todas as opções de resposta antes de selecionar uma. Afinal, é tão provável que a última opção de resposta seja correta quanto a primeira.
- Risque as opções de resposta que você tem certeza que não estão corretas. A saber, isso ajudará você a restringir a escolha de resposta correta.
- Procure duas opções de resposta opostas. Uma dessas duas opções de resposta provavelmente está correta.
- Procure dicas sobre a escolha de resposta correta em outras alternativas da questão. A escolha da resposta correta pode fazer parte de outra questão.
- Não mude sua resposta inicial, a menos que tenha certeza de que outra opção de resposta está correta. Na maioria das vezes, sua primeira escolha é a correta.
- Escolha “todas as opções acima” se tiver certeza de que todas as outras opções de resposta estão corretas.
- Entretanto, não escolha “todas as opções acima” se apenas uma das opções de resposta não estiver correta.
- Escolha “nenhuma das opções acima” se tiver certeza de que todas as outras opções de resposta no item estão incorretas.
- Não escolha “nenhuma das opções acima” se apenas uma das opções de resposta estiver correta.
Saber como os itens de múltipla escolha são construídos e usar essas diretrizes o ajudará a melhorar sua pontuação / colocação.
E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – Como resolver provas em menos tempo? Confira 5 dicas!