Os alunos do ensino médio da rede de ensino pública estadual de São Paulo já podem ir pensando nas mudanças que acontecerão em 2022.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) apresentou os itinerários formativos e quais áreas os alunos poderão escolher estudar.
O novo ensino médio está programado para ser implantado em todo o Brasil em 2022. O novo modelo buscará aproximar os jovens da realidade do mercado de trabalho, assim como estimular o desenvolvimento pessoal e profissional.
A proposta busca formar um currículo mais flexível, permitindo o jovem realizar escolhas e aprofundar o conhecimento em determinada área ou optar pelo ensino técnico.
No estado de São Paulo, os estudantes do ensino médio terão no primeiro ano um currículo básico com uma formação geral. Já no segundo ano, os jovens terão uma formação que seguirá a proposta do Inova Educação.
Itinerários formativos e as áreas do conhecimento abordadas
A implementação dos itinerários formativos nas escolas da rede pública do estado de São Paulo passarão por três componentes curriculares formados pelo Inova Educação; são eles:
- Projeto de vida;
- Eletivas;
- Tecnologia e inovação.
Além disso, os itinerários deverão seguir as seguintes áreas do conhecimento:
- Linguagens
- Matemática
- Ciências Humanas
- Ciências da natura
Ademais, também contarão com seis áreas integradas:
- Linguagens e Matemática;
- Linguagens e Ciências Humanas;
- Linguagens e Ciências da Natureza;
- Matemática e Ciências Humanas;
- Matemática e Ciências da Natureza
- Ciências Humanas e Ciências da Natureza
No entanto, caso deseje o estudante poderá também optar por uma formação técnica e profissional.
Os alunos do ensino médio precisam demonstrar interesse em qual área seguir até o dia 8 de julho através da Secretaria Escolar Digital (SED).
Ao responder os questionários, às escolas decidirão quais os itinerários serão ofertados no momento da rematrícula para o 2° ano do ensino médio.
Por fim, a partir desta quarta-feira (16) até a sexta-feira (18) os estudantes poderão acompanhar mais explicações e detalhes por meio do Centro de Mídias.
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber deste assunto!
Não deixe de ler também – Nordeste registra maior queda de renda dos trabalhadores do Brasil.