SP: inscrições para o Bolsa do Povo Educação terminam nesta sexta-feira

O período de inscrição para o Programa Bolsa do Povo Educação termina nesta sexta-feira, dia 17 de setembro. Por meio do programa, o governo do estado de São Paulo visa beneficiar estudantes de escolas públicas com mil reais por ano.

O objetivo é combater a evasão escolar por meio da concessão de uma bolsa para alunos que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Interessados devem realizar a inscrição no site do Bolsa do Povo Educação.

De acordo com as regras do programa, para participar, é preciso estar inscrito no CadÚnico. Podem se inscrever alunos do ensino médio e também alunos do 9º ano do ensino fundamental. 

Conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-SP), cerca de 300 mil estudantes da rede estadual devem receber o benefício. O valor total de mil reais será pago em parcelas de 200 reais, por bimestre. 

Ainda de acordo com a Seduc-SP,  para garantir o benefício, os alunos devem cumprir uma taxa de frequência. Além de ter 80% de frequência, o bolsista deverá dedicar 2 a 3 horas de estudos para o aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP) e ter participação ativa nas atividades avaliativas.

Investimento

De acordo com o governo de SP, o investimento será de R$ 100 milhões em 2021 e de mais R$ 300 milhões em 2022. Durante o lançamento do programa, em agosto, o governador Doria falou sobre a gravidade da evasão escolar e falou sobre a necessidade de ações de combate à evasão.

“Quero ratificar a importância dessa iniciativa para combater a evasão escolar. Cinco milhões de crianças deixaram a escola em 2020 no Brasil. Isso é um deserto para o futuro do Brasil. Pessoas sem ensino não reagem, se tornam dependentes. E é isso o que nós não queremos. Queremos crianças e jovens que tenham, pelo ensino, a oportunidade de viver melhor”, afirmou o governador.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Pism 2022: UFJF oferta mais de 2.300 vagas em cursos de graduação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.