O governador de São Paulo João Dória afirmou nesta quarta-feira (9) que todas as escolas da rede estadual paulista terão acesso a internet de 100 mb até o final de 2022.
O anúncio foi feito no Memorial da América Latina, durante o evento de lançamento do programa Mega Escola, integrado à Secretaria da Educação (Seduc-SP).
A previsão de gastos gira em torno de R$ 158,8 milhões em investimento para realização do projeto em todas as escolas estaduais nos próximos 12 meses.
O governador afirmou: “A escola pública foi responsável por três anos da minha existência, anos vitais para mim […] eu tenho razões de vida para apoiar a educação pública no meu estado. Eu sou fruto da educação pública do estado de São Paulo”.
Na fase de testes foram selecionadas 507 escolas, quase 10% do total da rede, distribuídas entre 160 municípios, para participarem do piloto a partir do mês de julho.
O investimento inicial é de R$13,1 milhões e o mensal de 790 mil. Além disso, as escolas foram escolhidas respeitando alguns critérios; veja:
- Infraestrutura já instalada e capaz de receber 100 mega;
- Utilização alta no Centro de Mídias SP;
- Maior indicador de vulnerabilidade;
- Adesão aos projetos de tecnologia e inovação da Seduc- SP.
Ademais, o Secretário da Educação, Rossieli Soares afirmou: “Em 2019, a maioria das nossas escolas tinham apenas 8 megas de velocidade. Nós já fizemos no primeiro ano de mandato uma transformação para fibra ótica, e isso nos permite fazer avanços mais rápidos, e passamos a ter entre 16 e 30 megas no ano passado. E agora estamos dando esse salto que é realmente transformador”.
Fases para ampliação do programa
A ampliação seguirá os mesmos critérios de seleção do piloto e deverá ocorrer em quatro fases; são elas:
- Fase 1 – entre setembro e outubro de 2021: + 1093 escolas (31% da rede)
- Fase 2 – entre novembro e dezembro de 2021: + 1093 escolas (52,3% da rede)
- Fase 3 – entre janeiro e março de 2022: + 1232 escolas (76,3% da rede)
- Fase 4 – entre abril e junho de 2022: + 1225 escolas (100% da rede)
A diretora estadual, Fátima Santana de Almeida comemorou: “Os nossos professores estão totalmente integrados ao Centro de Mídias e a velocidade da internet conta muito. Nós até estávamos pensando na escola como poderíamos ampliar essa velocidade, agora quando eu chegar e anunciar o programa Mega Escola eles vão vibrar”.
E então o que achou da matéria sobre internet para todas as escolas da rede estadual até 2022?
Não deixe de ler também – Enem 2021: MEC não vai censurar prova, diz ministro.