Após votação unânime, o currículo paulista do Ensino Médio foi aprovado nesta quarta-feira, 29 pelo Conselho Estadual da Educação de São Paulo.
Dessa maneira, o Estado de São Paulo é o primeiro a elaborar o documento que após aprovação segue para ser homologado pelo secretário da Educação Rossieli Soares.
Vale dizer que Soares participou da reunião online e que, segundo ele essa data pode ficar marcada, pois foi “uma etapa foi vencida.”
“É mais um passo de uma longa caminhada. São Paulo sempre foi referência quando se fala em construção curricular e vai servir de grande exemplo. Nosso bônus demográfico acaba agora, entre o final do ano de 2021 para 2022. Começamos a virar a chave e teremos menos jovens, por isso, formá-los cada vez melhor será ainda mais importante para o nosso país”, disse o secretário.
Currículo do Ensino Médio alinhado a BNCC
O currículo do Ensino Médio está ajustado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. A BNCC, inclusive, também foi homologada pelo próprio Rossieli Soares, que à época era ministro da Educação do governo Temer.
De acordo com o secretário, essa aprovação em São Paulo demonstra o quanto o governo estadual está procurando acelerar o sonho de transformar a escola mais atrativa para o jovem.
“A educação é a grande transformação em qualquer época. No momento que pós-pandemia, ela terá um papel ainda mais fundamental. Precisamos aproveitar essa ligação com a sociedade que, infelizmente, veio de uma forma assim, mas não podemos perder essa janela de oportunidades.”, avalia Soares.
A previsão é de que o currículo seja implementado progressivamente aos alunos da 1º série do Ensino Médio em 2021. Em 2022, para os estudantes da 2º série, e consequentemente, para a 3ª série no ano de 2023.
Como é o novo currículo do Ensino Médio
O conhecido ‘novo’ Ensino Médio do estado de São Paulo que foi aprovado consiste em um currículo com 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos.
Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, de 1.350 horas, são referentes aos itinerários formativos. Tais itinerários vão contar com uma carga mínima prevista legislação.
Nesse novo formato os estudantes do Ensino Médio tão as disciplinas condizentes à formação básica. São matérias componentes das seguintes áreas do conhecimento:
- linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira);
- matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia);
- ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física).
Já no que diz respeito à carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se aprofundar.
Os componentes do Inova Educação também farão parte dos itinerários formativos, com as disciplinas de eletivas, projeto de vida, e tecnologia e inovação.