Sociologia: um resumo sobre o pensamento de Max Weber
Tudo aquilo que você precisa saber
Max Weber: principais ideias e conceitos
Max Weber é considerado, ao lado de Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim, um dos maiores sociólogos de todos os tempos.
Dessa maneira, não é de se surpreender que questões sobre as principais ideias desse autor sejam tão comuns nas provas mais relevantes do país, com um destaque para o ENEM.
Confira, a seguir, um resumo sobre o pensamento de Weber.
Max Weber: principais ideias e conceitos
Max Weber nasceu no ano de 1864 e faleceu em 1920. O pensador é considerado o fundador da denominada “sociologia compreensiva”, um ramo da ciência criado por Auguste Comte.
A análise da realidade social de Weber pressupõe, além de uma visão histórica, a utilização do conceito de “ação social”. A ação social é o principal objeto de estudo da sociologia weberiana e, por esse motivo, aparece com frequência em provas.
Max Weber: ação social
Para Weber, o conceito de “ação social” refere-se a toda conduta humana dotada de sentido. Ainda, para o pensador, toda ação social é também uma ação intencional, uma vez que acontece na forma de um comportamento consentindo e planejado.
Ainda, o sentido da ação social relaciona-se à de outros: isso significa que agir socialmente é agir tendo as outras pessoas da sociedade também em mente (influência). Por fim, Weber afirma que a ação social acontece quando todos os homens, dentro do corpo social, se comportam de acordo com uma norma comum. Exemplo: todas as pessoas devem usar um certo tipo de roupa para um certo tipo de situação.
Max Weber: tipos de ação social
Max Weber afirmava que a ação social, enquanto conduta humana, pode ser dividida em três tipos. São eles:
- Ação tradicional: conduta humana que existe e não é contestada. Exemplo: poder de um pai sobre o próprio filho.
- Ação emocional: ações que são motivadas pela emoção (e não pela razão).
- Ação racional: condutas que acontecem a partir de um planejamento prévio, que, por sua vez, sofre com a influência de outros membros da sociedade. Esse tipo de ação social pode acontecer com relação a valores ou com relação a fins. Para Weber, na sociedade capitalista moderna predomina a ação racional com relação a fins.