Sociologia: Entenda o conceito de Misantropia 

A misantropia, também conhecida como Antropofobia, titula a aversão ou ódio ao ser humano ou à humanidade em nível social, político, cultural, religioso, entre outros. 

Todavia, a misantropia é o contrário da filantropia, e envolve questões de antipatia geral para com a humanidade e a sociedade. 

Além disso, na área da saúde mental, esse conceito é utilizado para designar um transtorno muito discutido atualmente nas áreas da psicologia e das ciências sociais. 

O tema tornou-se um assunto atual e de extrema importância para entender as transformações psicológicas que os seres humanos estão expostos. 

O assunto poderá aparecer em questões do Enem e demais vestibulares do país. Por isso vale a pena ficar ligado nesse assunto, acompanhe o artigo e fique por dentro. 

Principais características da Misantropia

Quem pratica a misantropia é conhecido como misantropo e na maioria dos casos o problema pode agravar-se e tornar-se uma depressão, sofrimento e até mesmo suicídio. 

Os misantropos são indivíduos que passam por constantes mudanças de humor e acabam vivendo em isolamento, afinal eles sofrem repulsa a socialização. 

Ou seja, eles não possuem transtorno algum, mas são pessoas que possuem certa desconfiança, ironia e sarcasmo. Eles sentem certa superioridade e não gostam de contato com o restante da sociedade. 

De modo geral, tornam-se indivíduos solitários, introvertidos, reservados, perfeccionistas, observadores e amargurados. Ademais, eles não possuem amizades, ou seja, apenas relações superficiais. 

No entanto, essas pessoas conseguem viver normalmente com pessoas da sua família. Todavia, os misantropos se acham seres perfeitos e possuem essa relação para se blindarem. 

Segundo especialistas diversas causas podem desencadear a misantropia nas pessoas, ou seja, problemas na infância, decepções nas relações sociais, falta de confiança, inveja, entre outros. 

Em contrapartida, essas pessoas possuem grande inteligência e criatividade, pois acabam se fechando dentro do seu próprio mundo. 

Entretanto, algumas pessoas acreditam que os misantropos não possuem problemas e sim um modo de vida ou até mesmo uma característica da personalidade de certos indivíduos. 

Por fim, podemos destacar que a palavra misantropia vem da junção de duas palavras “mis” (ódio) e “antropia” (homem). 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a misantropia?

Não deixe de ler também – Sociologia: Filmes para quem ama essa matéria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.