Situações de perigo no trânsito podem gerar multa? Descubra agora

Confira aqui se situações de perigo no trânsito podem gerar multa.

Saber se situações de perigo no trânsito podem gerar multa é muito importante para evitar prejuízos financeiros. Além disso, diante dessas situações, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a própria segurança.

Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para entender se situações de perigo no trânsito podem gerar multas. Além disso, ainda vamos te contar quais são essas situações, a fim de ajudar você a ter mais segurança ao dirigir.

Portanto, não deixe de acompanhar a leitura até o final para saber de tudo o que precisa a respeito desse tema!

Situações de perigo no trânsito podem gerar multa? Descubra agora

Conforme mencionado acima, saber se situações de perigo no trânsito podem gerar multas é o desejo de todos os motoristas. Contudo, para responder a essa pergunta, é necessário acionar a legislação de trânsito.

Isso ocorre porque ao dirigir, é essencial lembrar que as leis de trânsito não concedem aos motoristas o direito de invocar a presunção de perigo ou quaisquer necessidades individuais para justificar o desrespeito às normas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há disposições que permitam a exclusão de penalidades para motoristas que cometem infrações, mesmo para aqueles que alegam estarem em situações de risco.

Sendo assim, a resposta para essa pergunta é sim! Situações de perigo no trânsito podem sim gerar multas.

Situações de perigo no trânsito podem gerar multa - Reprodução Canva
Situações de perigo no trânsito podem gerar multa – Reprodução Canva

Motoristas não encontram apoio legal em suas justificativas

Ademais, muitas vezes os condutores tentam argumentar que suas infrações tiveram motivações baseadas em situações perigosas, como dirigir à noite ou passar por áreas inseguras e perigosas.

No entanto, o CTB deixa claro que esses motoristas não encontram apoio legal em suas justificativas. Sendo assim, o órgão não as reconhece como plausíveis para ignorar as regras de trânsito.

Confira um caso real onde essa regra se aplica

Um caso que ilustra a falta de consideração por situações de perigo aconteceu em novembro de 2019. Dessa maneira, a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região decidiu que um motorista, que cometeu uma infração e recebeu multa por excesso de velocidade, alegou estar fugindo de um assalto. Assim, a justiça decidiu que mesmo com a justificativa, o infrator não tinha direito a anulação da multa.

Além disso, a decisão do tribunal teve base na falta de provas suficientes para comprovar o estado de necessidade alegado.

Situações extremas e o Código de Trânsito Brasileiro

Bem como visto, mesmo em circunstâncias extremas, como um assalto em andamento, o CTB não prevê exceções que justifiquem o desrespeito às regras de trânsito.

No entanto, a única situação em que os motoristas podem ignorar as regras é quando há ordens de um agente de fiscalização ou quando veículos de emergência sinalizam a necessidade de passagem.

Assim, somente nessas circunstâncias, os condutores devem seguir as ordens das autoridades, mesmo se as regras do CTB dizerem o oposto.

É possível entrar com um recurso para anular uma multa?

Ademais, se um condutor receber uma autuação em uma situação de perigo, é possível sim entrar com um recurso para tentar anular a multa. Para isso, ele deve seguir os mesmos trâmites legais de todos os recursos e apresentar provas para sua defesa da autuação.

Assim, o órgão responsável por autuar analisará as evidências e determinará se havia uma emergência que justificasse a infração.

Como evitar situações de perigo?

Diante desse cenário, onde as leis de trânsito não isentam o motorista da autuação mesmo em situações de perigo, é importante saber o que fazer para evitar essas situações.

Assim sendo, é necessário manter o interior do carro organizado e evitar deixar objetos de valor à mostra auxílio a não chamar a atenção de criminosos.

Além disso, manter os vidros fechados e as portas travadas, juntamente com a vigilância do entorno do veículo, contribui para reduzir os riscos.

Como agir em situações de perigo?

Contudo, mesmo se com todos os cuidados você ainda se encontrar em uma situação de perigo no trânsito, é essencial saber como agir.

Desse modo, em caso de assalto em andamento, é preciso ter em mente que a prioridade é sempre a segurança pessoal. Portanto, a recomendação das autoridades é não tentar reagir ou negociar com os criminosos.

Ademais, entregar bens materiais sem resistência é a atitude mais segura.

Assim sendo, lembre-se de agir com responsabilidade para não tomar prejuízos e nem colocar a vida dos demais usuários do trânsito em perigo.

Agora que você já sabe se situações de perigo no trânsito podem gerar multas, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.