Sisu: candidatos reclamam de erro no sistema ao escolher curso

Candidatos estão usando as redes sociais para relatar problemas com a escolha do curso neste ano de 2024

A terça-feira (23) não parece ter sido das mais fáceis para milhares de candidatos que estão tentando uma vaga em uma instituição superior de ensino através do Sisu. De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente está tendo problemas com o sistema na hora de definir as duas opções de curso.

Durante o primeiro dia de seleção, alguns candidatos afirmaram que tiveram a primeira opção de curso simplesmente desconsiderada pelo sistema, mesmo considerando que eles têm nota suficiente para passar para este primeiro curso. Segundo eles, o site indica que eles estariam temporariamente classificados para a segunda opção.

O que diz o Ministério

O fato é que o Ministério da Educação vem sendo procurado por diversos órgãos de imprensa para explicar o que está acontecendo, mas até agora não deu nenhuma explicação. Professores que atuam em cursinhos vêm dizendo que os alunos precisam continuar tentando se inscrever para conseguir a vaga na primeira opção.

Os candidatos temem pela falta de uma solução para o problema, justamente porque o Sisu não possui um tempo muito longo de inscrição. O Ministério da Educação já definiu que os candidatos têm até a próxima quinta-feira (25) para realizarem a inscrição dentro do sistema.

Sisu: candidatos reclamam de erro no sistema ao escolher curso
Várias pessoas falaram sobre este mesmo problema. Imagem: Reprodução/ Redes sociais

Inscrições para o Sisu

De acordo com as informações oficiais, as inscrições para o Sisu deste ano foram abertas na segunda-feira (22). Os estudantes interessados no sistema precisam usar a nota obtida na edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para além disso, também é importante que o candidato não tenha zerado a prova da redação, e não tenha realizado o exame na condição de treineiro.

Através do Sisu, ele pode escolher até duas opções de cursos ou de universidades. Ao todo, o sistema está disponibilizando 264 mil vagas em todas as unidades da federação do país.

Abaixo você pode conferir o detalhamento do cronograma do Sisu:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade.

Em 2024, o programa tem duas grandes mudanças em comparação com o que se registrou nos anos anteriores. São elas:

  1. Haverá apenas uma edição em 2024: só agora em janeiro. Não haverá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.
  2. Além disso, as regras para a adesão por meio de cotas também mudaram (veja mais abaixo).

De uma maneira geral, o que muda nas regras das cotas é:

  1. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
  2. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, passam a entrar na disputa através do benefício.

Número de inscrições no Sisu surpreende

Pouco mais de 24 horas depois da abertura do processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, o Ministério da Educação divulgou oficialmente os novos números do procedimento. De acordo com as informações oficiais, mais de 820 mil candidatos se inscreveram na plataforma até aqui.
Ao todo, estes candidatos registraram mais de 1,5 milhão de inscrições, ainda segundo as informações do Ministério da Educação. Em todos os casos, o cidadão pode escolher até duas opções de cursos. O ministro da Educação, Camilo Santana esteve na sala de monitoramento do MEC nesta segunda-feira (22), para acompanhar o processo.
“Você que fez o Enem, não perca as datas do Sisu, que é a porta de entrada para a universidade publica federal em todos os estados da federação. Depois vamos abrir a seleção para as bolsas do Prouni e, em breve, vamos anunciar as mudanças no Fies que os estudantes tanto pedem”, adiantou o Ministro. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.