Ingressar em um curso superior é o sonho de muitos estudantes brasileiros.
Neste sentido, todos os anos, milhões de pessoas se inscrevem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é um dos principais meios de seleção das universidades, sejam elas, públicas ou particulares.
Em síntese, no Brasil existem três conhecidos programas de acesso ao ensino superior e todos utilizam a nota do Enem como referência. São eles: Sistema Único de Seleção (Sisu), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e Programa Universidade Para Todos (Prouni).
O Enem passou a ser aplicado no Brasil desde 1998. Em 2022 mais de 2 milhões de estudantes brasileiros participaram do processo seletivo.
Como visualizar a nota do Enem
Para ter acesso as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login da plataforma gov.br. Caso o estudante não lembre a senha, o portal dispõe da opção de recuperá-la. Basta digitar o CPF e selecionar a opção “Avançar”. Em seguida clique em “Esqueci minha senha”, escolha uma das alternativas de recuperação, preencha os dados solicitados e gere uma nova senha.
Sisu
O Sisu é um portal online do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, o estudante tem acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A maioria delas é disponibilizada por instituições federais de ensino (universidades e institutos). A inscrição é 100% gratuita e deverá ser feita somente pela internet.
Quem deseja concorrer a uma vaga tem essa possibilidade duas vezes ao ano, no período que antecede cada período letivo. De acordo com o MEC, em média são concedidos três dias para que os candidatos possam escolher as opções de curso.
Nota de corte
No segundo dia de inscrições do programa, as notas de corte são liberadas para cada curso. Deste modo, o estudante pode ter noção e uma referência, se de acordo com a nota obtida no Enem, poderá ser selecionado para o curso escolhido. Caso a nota seja menor do que a nota de corte, é possível trocar de curso e escolher uma nova opção que se encaixe à nota do Enem. O candidato tem essa possibilidade durante todo o período de inscrição.
Concluído o período de inscrição, a lista de candidatos selecionados é divulgada. Com isso, quem foi aprovado pode fazer a matrícula na instituição.
Quem pode participar do Sisu 2023?
Para poder participar do Sisu é necessário ter feito a última prova do Enem e ter obtido na redação nota superior a zero.
É importante destacar que os candidatos treineiros, (pessoas que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova somente para testar seus conhecimentos), não podem concorrer a uma vaga ofertada pelo Sisu. Outro critério de participação é que algumas instituições de ensino superior podem definir notas mínimas para cada curso. Ou seja, o candidato que estiver com pontuação abaixo daquela que é exigida não poderá concorrer a uma vaga.
Inscrições do Sisu
As inscrições do programa acontecem entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 28 de fevereiro.