O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre de 2023 divulgou os resultados nesta terça-feira (28), no site https://sisualuno.mec.gov.br/.
O programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.
Caso o candidato tenha sido aprovado, o próximo passo é verificar os documentos exigidos para a matrícula na instituição de ensino, isso porque, existem universidades que aceitam o envio dos dados por meio digital. Contudo, outras, apenas presencialmente. O prazo de matrícula é de 02 a 08 de março.
Os candidatos que não foram aprovados, podem participar da lista de espera, no período de 28 de fevereiro a 8 de março. O estudante deve escolher se deseja concorrer na 1ª ou na 2º opção de curso indicada na inscrição. Os resultados da lista de espera serão divulgados pelas próprias universidades.
O Sisu é um portal online do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, o estudante tem acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A maioria delas é disponibilizada por instituições federais de ensino (universidades e institutos). A inscrição é 100% gratuita e deverá ser feita somente pela internet.
Quem deseja concorrer a uma vaga tem essa possibilidade duas vezes ao ano, no período que antecede cada período letivo. De acordo com o MEC, em média são concedidos três dias para que os candidatos possam escolher as opções de curso.
Foram abertas também nesta quarta-feira (28), as inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O prazo para se inscrever segue até o dia 3 de março. O programa dispõe de duas chamadas. A primeira nos dias 7 a 16 de março e, a segunda, entre os dias 21 a 30 de março.
Criado em 2004, pelo então presidente Lula, por meio da Lei nº 11.096/2005, Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de instituições de educação superior privadas e em universidades particulares de todo o Brasil. O programa também utiliza as notas do Enem para selecionar seus estudantes.
Para ter acesso as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login da plataforma gov.br. Caso o estudante não lembre a senha, o portal dispõe da opção de recuperá-la. Basta digitar o CPF e selecionar a opção “Avançar”. Em seguida clique em “Esqueci minha senha”, escolha uma das alternativas de recuperação, preencha os dados solicitados e gere uma nova senha.