O Ministério da Educação (MEC) informou que o 2º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023 já recebeu mais de 250 mil inscrições. Segundo a pasta, até as 15h45 da quarta-feira (21), o SiSU 2023/2 já havia recebido 263.662 inscrições.
O período de inscrição foi aberto em 19 de junho. De acordo com a pasta, somente neste primeiro dia de inscrições, o processo seletivo registrou 172 mil inscritos.
O SiSU é um processo seletivo realizado pelo Governo Federal através do MEC com o objetivo de promover o ingresso de estudantes em cursos de graduação ofertados em instituições de ensino superior (IES) públicas de todo o país.
A classificação do SiSU usa, tradicionalmente, o desempenho obtido pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem permite o acesso ao ensino superior também através de outros dois programas do MEC: ProUni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Para essa 2ª edição do SiSU 2023, a oferta total das IES participantes é de 51.277 vagas para 1.666 cursos de graduação de diversas áreas. O curso de graduação com maior oferta de vagas é o de Pedagogia (licenciatura).
Ao todo 65 IES de todo o país aderiram ao SiSU para a seleção de novos alunos para o 2º semestre. A maioria das instituições participantes são federais. Os estados com maior oferta de vagas são Rio de Janeiro (129.235 vagas), Minas Gerais (80.757 vagas), Bahia (58.072), Paraíba (37.780) e Piauí (34.673).
As instituições (universidades e institutos) federais reservam pelo menos 50% do total das vagas para estudantes egressos de escolas da rede pública de ensino, havendo recorte de renda e percentual de oportunidades para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).
Os interessados em participar do SiSU 2023/2 têm até as 23h59 de hoje, considerando o horário oficial de Brasília, para se inscrever. Conforme o edital, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma virtual, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para se cadastrar, os candidatos devem fazer login através da plataforma gov.br, com número de CPF e senha. É possível escolher até duas opções de curso, sendo necessário indicar através de qual modalidade deseja concorrer às vagas: ampla concorrência, Lei de Cotas ou ações afirmativas.
Os candidatos poderão pesquisar as vagas a partir do nome da instituição, pelo curso ou pelo nome da cidade de oferta.
Somente os estudantes que tenham o Ensino Médio completo e que tenham feito o Enem 2022 poderão se inscrever nesta edição do SiSU. Além disso, para participar, os candidatos não podem ter tirado nota igual a zero na prova de redação. No entanto, o MEC não permite a inscrição de “treineiros”.
Para fins de classificação, o SiSU considera as notas da redação e das quatro provas objetivas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Os pesos das notas de cada prova podem variar de acordo com o curso e com a instituição.
De acordo com o cronograma do SiSU 2023/2, a divulgação do resultado que conta com uma chamada única está marcada para o dia 27 de junho. Os convocados nesta chamada deverão realizar os procedimentos de matrícula entre 29 de junho e 4 de julho de 2023.
Os candidatos que não forem aprovados na chamada regular poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. De acordo com o cronograma, o período para manifestar interesse na lista de espera será de 27 de junho a 4 de julho, com convocações a partir do dia 10 de julho.
Acesse o edital do SiSU 2023/2 na íntegra para mais informações.