Na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023, 88 instituições de ensino superior irão ofertar vagas para ingresso de novos alunos no curso de Medicina. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), serão 4.596 vagas para Medicina em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os cinco estados com maior oferta de vagas para Medicina são Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará. Juntas as universidades de Minas Gerais estão ofertando 787 vagas.
1ª edição do SiSU 2023
Ainda de acordo com dados do MEC, o SiSU 2023/1 contará com a oferta de 226.399 vagas para 6.402 opções de cursos de graduação em instituições públicas de todo o país. Ao todo, 128 instituições públicas aderiram ao SiSU nesta edição, sendo 63 universidades federais.
O MEC publicou na última sexta-feira, dia 27 de janeiro, o edital do primeiro processo seletivo do SiSU. Segundo o cronograma, o período de inscrição será do dia 16 ao dia 24 de fevereiro. O resultado do SiSU 2023/1, que conta com apenas uma chamada única, está previsto para o dia 28 de fevereiro.
Os candidatos não convocados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O período para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março.
Quem pode participar?
A seleção do SiSU é feita exclusivamente a partir das notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, só poderão se inscrever no SiSU 2023/1, aqueles que participaram do Enem 2022 e que obtiveram nota maior que zero na redação. Os candidatos que fizeram o exame na condição de “treineiros” não poderão participar.
Confira o edital do SiSU na íntegra para mais informações.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também USP encerra hoje (31) o período de inscrição para a seleção via notas do Enem; saiba mais.