As inscrições do segundo semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão abertas. A iniciativa começou na terça-feira (28) e seguirá até o dia 1º de julho. O procedimento deve ser realizado pela internet.
Com o fim das inscrições, o resultado da chamada regular será divulgado no dia 6 de julho. As matrículas terão que ser realizadas entre os dias 13 e 18 do mesmo mês. O Sisu reúne as vagas das instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Para conseguir entrar em alguma universidade pelo Sisu, o candidato deve realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirar ao menos a nota de corte cotada na vaga de interesse.
NUBANK terá novo cartão prateado; veja quem pode fazer
Sisu do segundo semestre
A seleção dos candidatos é realizada por ordem de classificação, assim, a depender da quantidade de vagas, os que tiraram as melhores notas no Enem serão contemplados. Vale ressaltar que as inscrições são feitas por meio da página oficial do Sisu.
Na plataforma, será necessário entrar com a conta gov.br. Quem ainda não tem cadastro, deve cria-lo para depois se inscrever no Sisu. Além disso, para participar o candidato precisa ter tirado nota acima de zero na redação do Enem. São cotadas as notas do último exame.
A inscrição ao Sisu é gratuita e feita apenas pela internet. Ao fazer o login no site, o sistema busca de forma automática as notas do estudante na edição do Enem válida para o processo seletivo. Ele pode se candidatar a duas vagas diferentes.
No entanto, em caso de aprovação, será considerada a primeira opção assinalada. Se o resultado não for positivo na chamada regular, é possível que o estudante entre na lista de espera.
Sendo assim, caso um candidato que tenha passado de primeira não faça sua matrícula, a vaga será entendida aos que estão em espera.