Os sintomas de um possível AVC podem aparecer de maneira súbita e totalmente inesperada. De um minuto ao outro a pessoa pode apresentar dores de cabeça, tontura, mal-estar, dificuldade para enxergar e falar, etc.
Neste texto, descrevemos 5 sintomas que devem ser avaliados com atenção, a fim de conscientizar as pessoas sobre o momento de buscar ajuda. Saiba mais!
5 sintomas de um possível AVC que NÃO devem ser ignorados
Separamos 5 sintomas de um possível AVC que não devem ser ignorados, pois podem dar sinais de que está na hora de buscar auxílio médico rápido, a fim de evitar efeitos colaterais e o desenvolvimento do problema. Continue lendo e veja mais informações:
1. Fraqueza súbita ou dormência em um lado do corpo
A pessoa pode estar cumprindo as suas atividades diárias normalmente e, de um segundo ao outro, começar a sentir uma sensação de dormência ou fraqueza inesperada em um lado do corpo.
Ela pode perceber que a mão está um pouco mais fraca, não segurando os objetos como deveria, bem como pode sentir a sensação de formigamento. Isso se estende para o braço e mais partes do corpo, não estando relacionado com a má circulação ao se deitar em cima do membro, por exemplo.
Se você está sentindo isso repentinamente, é válido buscar ajuda médica.
2. Dificuldade repentina para enxergar
A dificuldade para enxergar é mais um dos sintomas de um possível AVC. A pessoa pode estar cumprindo a sua rotina normalmente, e, de repente, percebe que começa a ter dificuldades para enxergar. Essas dificuldades podem aparecer com a visão embaçada, turva ou até mesmo com a perda total da visão em um dos olhos. A busca por ajuda médica, nesses casos, deve ser feita o quanto antes.
3. Dor de cabeça intensa e súbita
A dor de cabeça que aparece de maneira intensa e súbita é um dos principais sintomas de um possível AVC em muitos casos. O indivíduo pode até descrever que esta é a pior dor de cabeça que ele já sentiu em toda a sua vida, devido à intensidade que ela provoca. Se essa dor vier acompanhada de outros sintomas, é fundamental buscar ajuda médica.
4. Confusão mental repentina e problemas para se comunicar
Uma pessoa que sofre um AVC pode começar a apresentar confusão mental e dificuldades para falar e se comunicar. Ela pode parecer confusa, aérea e desconecta da realidade, pois o seu cérebro pode estar sofrendo algum impacto por conta do AVC.
Se você está perto de alguém que tem mostrado esse tipo de comportamento, busque ajuda.
5. Alterações bruscas no comportamento
Assim como pode acontecer o comprometimento da fala e a confusão mental, uma pessoa com sintomas de um possível AVC também pode mudar os seus comportamentos de uma hora para outra, caminhando sem rumo, mudando a sua direção sem motivos para isso, etc.
Se você observou que uma pessoa perto de você está mudando abruptamente de comportamento, ou mesmo se comportando de forma inadequada para o ambiente em que ela está, busque auxílio médico o quanto antes.
Assim, torna-se possível minimizar os impactos de um possível AVC.