Os sintomas de ansiedade, em um primeiro momento, podem apenas ser sinais de que estamos diante de algo importante em nossas vidas. Isto é, nem sempre a ansiedade que sentimos poderá ser caracterizada como patológica. Afinal, a ansiedade faz parte do ser humano e ela tem como função nos ajudar na hora de nos prepararmos para um evento que requer nossa dedicação e atenção.
Porém, em muitos casos esses sintomas começam a se tornar mais intensos e recorrentes, além de serem vistos como medos irracionais, por exemplo. Por conta disso, trouxemos uma breve lista com alguns dos principais sintomas dos quadros de ansiedade para que você possa refletir com a gente. Vamos lá?
Quais são os principais sintomas de ansiedade?
Dentre os sintomas de ansiedade, podemos citar os mais recorrentes, isto é, aqueles que costumam estar presentes em mais de um tipo de quadro de ansiedade. Veja:
1. Preocupação excessiva
A preocupação para com situações importantes faz parte de nossas vidas. De vez em quando, estaremos diante de algo que nos preocupa, seja por conta da falta de habilidade, seja por conta do medo de ser avaliado. Porém, no caso dos sintomas de ansiedade, essa preocupação começa a se tornar muito recorrente e excessiva, tornando as ações do sujeito mais “travadas”, podemos assim dizer.
Isto é, a pessoa pode se sentir tão preocupada a ponto de não conseguir agir, por medo de que “tudo dê errado”.
2. Medo irracional
E por falar em medo, um dos principais sintomas de ansiedade é justamente um medo irracional relacionado a uma série de situações. É o medo de ser constrangido em público, o medo de reprovar na faculdade mesmo estudando dias e dias, e assim por diante. A pessoa pode sentir que pode morrer, perder o controle ou simplesmente ter a sua vida exposta de uma forma expressiva, que prejudicaria a sua vida como um todo, por exemplo.
3. Sensação de que está perdendo o controle
Em muitos casos, o indivíduo também pode sentir que está perdendo o controle da sua vida. É o caso de acreditar que está ficando louco, por exemplo. Além disso, a sensação de perder o controle das situações e do próprio corpo também podem abalar e denunciar uma crise de ansiedade.
4. Sudorese, problemas digestivos e mal-estar geral
Os sintomas físicos também podem aparecer em muitos casos. Uma pessoa com ansiedade pode ter problemas digestivos, seja com relação à dor de barriga ou à azia, por exemplo. A sudorese, os batimentos acelerados e a respiração descompassada também apresentam-se como alguns dos sintomas de ansiedade.
Um mal-estar geral pode ser instaurado, fazendo com que a pessoa se sinta ainda mais sem controle.
5. Medo de morrer
Por fim, também não podemos deixar de citar os casos nos quais os indivíduos podem ter medo de morrer, mesmo que irracionalmente. Isto é, uma pessoa saudável que acredita que está tendo um ataque do coração, por exemplo.
Em todos os casos, os sintomas de ansiedade podem impactar expressivamente a vida do sujeito. Por isso, a busca pela ajuda médica é de suma importância. Procure um profissional especializado.