Sintaxe: resolução comentada de questão de português

Confira!

Sintaxe: análise de questão de português

O termo “sintaxe” é empregado para definir a parte da gramática que estuda a disposição das palavras em uma frase e a das frases em um discurso.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de português dentro dos vestibulares, dos concursos e da prova do ENEM.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou a resolução comentada de uma questão de português sobre tópicos relativos à sintaxe. Confira!

Questão vestibular PUC-Rio:

Observe os seguintes trechos do Código Penal Brasileiro, segundo o qual é crime

Art. 235 – Contrair alguém, sendo casado, novo casamento […]

Art. 158 – Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa […]

(http://www.planalto.gov.br)

Responda ao que se pede:

5.1 – No português, a ordem sintática preferencial é Sujeito-Verbo-Objeto. Reescreva em ordem direta UM período dos artigos de lei acima em que ocorra uma inversão nessa ordem.

5.2 – Desenvolva de DUAS formas distintas a oração reduzida de gerúndio presente no Artigo 235. Certifique-se de que as duas novas orações produzidas tenham classificação diferente.

5.3 – No Artigo 158, ocorre inserção de elementos de natureza adverbial entre os complementos de um verbo. Identifique UM desses elementos e classifique-o sintaticamente.

Análise da questão:

O primeiro item da questão de português do vestibular da PUC-Rio quer que o candidato reescreva um dos períodos do trecho mencionado na ordem direta. O item poderia ser respondido da seguinte forma: “Alguém contrair novo casamento sendo casado”.

O segundo item, por sua vez, espera que o candidato desenvolva a oração reduzida que está presente no trecho mencionado. O candidato poderia responder da seguinte forma: “Contrair alguém, se for casado, novo casamento” e “Contrair alguém, que seja casado, novo casamento”.

Por fim, o último item da questão poderia ser respondido da seguinte forma: “Podemos identificar o elemento ‘mediante violência ou grave ameaça’, que se comporta como um adjunto adverbial de modo”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.