Neste conteúdo nós discutimos sobre os sinais que seu corpo dá quando a mente está no limite, a fim de lhe ajudar a entender melhor a relação mente/corpo.
Afinal, somos seres inteiros. Não podemos colocar os nossos pensamentos em um pacote e separá-los do corpo físico. Isso não existe. Estamos, constantemente, tendo uma relação entre uma coisa e outra.
Assim sendo, o ideal é saber encontrar o equilíbrio entre as emoções e o bem-estar físico, e um caminho para isso é entender os sinais do corpo e os sinais da mente.
Neste conteúdo, portanto, nos atemos ao que o nosso corpo diz quando a nossa mente está esgotada. Acompanhe.
São diversos os sinais que seu corpo dá quando a mente está no limite. Cada pessoa, inclusive, pode apresentar um conjunto de sinais diferentes. Entretanto, existe uma média para esse tipo de situação, que serve como base para a análise de cada caso.
Assim sendo, veja, abaixo, quais são os sinais mais recorrentes de que está mais do que na hora de cuidar da sua saúde mental:
Mesmo dormindo cedo, você sente sono ao longo de todo o dia? Esse cansaço pode estar mais associado à falta de ânimo e motivação, constantemente relacionada à nossa saúde mental.
Inclusive, lembre-se da última vez em que você se sentiu muito feliz: é provável que o seu corpo tenha estado mais ativo, não?
A irritabilidade também aparece de maneira frequente. É como se o seu corpo estivesse vivendo “à flor da pele”, e qualquer coisa que dá errado é capaz de causar uma sensação no corpo do sujeito, desencadeando um mal-estar geral, gerado pela irritabilidade.
Vale ressaltar, ainda, que essa irritabilidade pode aparecer por coisas pequenas.
As situações negativas causam um reflexo no seu corpo de maneira muito intensa? Você tem se sentido sensível à ansiedade, estresse e outros tipos de questões emocionais, a ponto de ter problemas digestivos? Então esses podem ser alguns dos sinais que seu corpo dá quando a mente está no limite.
As dores de cabeça recorrentes também são um dos principais sinais que seu corpo dá quando a mente está no limite. Claro que quando a dor de cabeça está associada a algo físico, ou seja, alguma doença diagnosticada, essa circunstância aqui não cabe.
Mas, se você faz constantes exames e não encontra nada, que tal buscar a ajuda em um psicólogo?
Quando nos irritamos, estressamos e atingimos o nosso limite emocional, nosso corpo pode responder isso mantendo a nossa musculatura tensa e dolorida. É a famosa sensação de “peso nos ombros”.
A falta de coordenação para atividades pode estar associada à falta de concentração, sendo também um dos sinais que seu corpo dá quando a mente está no limite. Se você tem cometido erros práticos no trabalho, analise a sua saúde mental e comece a cuidar mais de você.