Quem vive no mundo empresarial, do empreendedorismo e principalmente do mundo das vendas, sabe que o setor comercial é o coração da empresa.
Isso, por que ele é o setor mais importante, uma equipe treinada, alinhada e engajada, é essencial para o sucesso do negócio.
Portanto, para gerenciar os clientes é preciso uma equipe capacitada e com metas estabelecidas.
O setor comercial está presente em todas as etapas, desde a prospecção até o pós-venda, ele é responsável por compreender e gerenciar as expectativas do cliente.
As etapas que esse setor é responsável são:
- planejamento
- prospecção
- abordagem
- estudo das necessidades do cliente
- proposta
- negociação
- fechamento
- pós-venda
Como organizar o setor comercial
Primeiramente, é preciso saber o tipo de persona da empresa e a definição do funil de vendas.
A partir daí, será possível usar a criatividade, ter ideias inovadoras, identificar a necessidade do público, para assim poder atender essas pessoas através de novos produtos.
Os profissionais que atuam no setor comercial são responsáveis por contatar clientes.
Nessa aproximação, o colaborador irá oferecer as soluções que a empresa oferece, além de prestar atendimento ao cliente, assistência e suporte as dúvidas durante as vendas e pós-vendas.
Outra responsabilidade dos colaboradores desse setor é a manutenção do CRM, contato e negociação com fornecedores, prospecção, cumprimento de metas mensais e anuais.
Perfil do colaborador
Sabemos que o cliente é a peça mais importante do seu negócio, portanto, para trabalhar no setor comercial, é preciso:
- Excelente comunicação e negociação
- Agilidade e comprometimento com metas
- Persuassão
- Perfil inovador
Setor comercial na Pequena Indústria
O desafio das pequenas indústrias é justamente administrar as equipes de vendas, além dos clientes com prazos decisórios, processo de vendas, volume de compras etc.
Uma pequena indústria acaba atendendo diversos setores como: comércio, serviços e indústria.
E dessa forma, com tantos setores diferentes, é preciso que a indústria segmente a equipe de vendas, para estar preparada para atender cada tipo de negociação.
Para fazer isso da melhor forma, é preciso segmentar a equipe comercial, dividindo e capacitando os vendedores, para atender sempre bem os clientes.