O mês de setembro promete ser quente na grande maioria das áreas do país. Ao menos é o que indica um alerta disparado pelo Climatempo no final da última semana. De acordo com a agência, a onda de calor deverá ser acompanhada de uma precipitação abaixo da média.
Na região central do país, por exemplo, as temperaturas devem subir entre 3° C e 5º C, sobretudo em estados como Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia.
Previsão por região
Para ajudar no detalhamento dessa previsão, listamos abaixo qual é a projeção do Climatempo para cada uma das regiões do país:
Sul
O sul, por exemplo, não deve se preocupar muito com a onda de calor que se aproxima do Brasil nesse mês de setembro. Ainda de acordo com as informações do Climatempo, apesar da variação da temperatura, e de alguns picos de calor no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o destaque mesmo é para períodos intensos de baixas temperaturas.
Sudeste
No sudeste, por outro lado, a expectativa do Climatempo é que o tempo vai continuar seco e quase sem chuvas. As temperaturas acima da média devem ser registradas sobretudo no interior de São Paulo e também no oeste de Minas Gerais.
Centro-Oeste
Como dito, o centro-oeste deverá ser a região do Brasil mais atingida pela onda de calor que se aproxima. Para além das altas temperaturas, os cidadãos devem se precaver por causa da baixa umidade relativa do ar. Estados com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem apresentar temperaturas médias acima dos 40º C.
Norte
No norte a situação também não é das melhores. A expectativa do Climatempo é que as temperaturas devem ser elevadas em relação aos altos números que já estão sendo registrados atualmente. Essa é uma preocupação ainda maior porque há um temor em relação às queimadas na Floresta Amazônica.
Nordeste
O Nordeste, por outro lado, deve-se registrar um alívio no calor intenso, sobretudo quando se compara com as outras regiões do país. As chuvas devem diminuir nessa região, mas a previsão é que a umidade continue elevada sobretudo na faixa leste.
Cartilha do Ministério da Saúde
Diante deste quadro de perigo, o Ministério da Saúde decidiu lançar recentemente uma cartilha com uma série de dicas para se proteger do calor. A pasta lembra que é impossível se livrar completamente do impacto das altas temperaturas, mas reforça que estas pequenas dicas podem fazer muita diferença no final das contas.
Segundo o Ministério, a principal dica para tentar amenizar o calor é tentar se proteger do sol, e evitar ao máximo a exposição direta aos raios solares:
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;
- Use chapéus e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara);
Proteja as crianças com chapéu de abas; - Use roupas leves e que não retêm muito calor;
Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados; - Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas;
- Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.
O Ministério também lembra que é muito importante manter a hidratação:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
- Recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas doentes podem não sentir sede. Ofereça-lhes água.
Mesmo as pessoas que não saem de casa durante este período de intenso calor, precisam tomar alguns cuidados:
- Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar;
- Abra as janelas durante a noite;
- Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas;
- Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor;
- Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.
Não deixe de procurar ajuda profissional, assim que sentir os efeitos de algum problema mais grave:
- Mantenha medicamentos abaixo de 25º C na geladeira (ler as instruções de armazenamento na embalagem);
- Procure aconselhamento médico se sofrer de uma doença crônica condição médica ou tomar vários medicamentos;
- Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça;
- Se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível e meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar;
- No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.