Setembro é um mês marcado por várias ações preventivas relacionadas à saúde, e uma delas é a campanha de prevenção ao suicídio, conhecida como “Setembro Amarelo“. Este artigo irá esclarecer a origem desta campanha, a razão por trás da escolha da cor amarela e a missão por trás dela, entre outros fatos relevantes.
O Setembro Amarelo é a campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Durante este mês, esforços para promover a saúde mental e alertar a sociedade sobre a necessidade de debater esse assunto são intensificados por órgãos públicos e setores privados. Além disso, o momento serve também para combater o estigma que ainda existe em torno das doenças mentais.
Em 2023, o slogan da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”. O objetivo é encorajar os cidadãos brasileiros a adotar uma atitude proativa em relação ao cuidado com a própria saúde mental e em apoiar aqueles ao seu redor.
A Associação Brasileira de Psiquiatria, na página oficial da campanha, destaca a necessidade de informação e compreensão para lidar com esse grave problema.
Eles enfatizam a importância de identificar sinais de que alguém pode estar pensando em suicídio e de oferecer ajuda de maneira compreensiva e sem julgamentos.
O mês não foi escolhido arbitrariamente. O dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Este dia, que funciona como um pacto global para chamar atenção para esse problema, foi instituído pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A campanha foi criada em 2013 por Antonio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A partir de 2014, ele contou com o apoio de entidades como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) para disseminar a mensagem.
A cor amarela foi escolhida em referência à morte de Mike Emme, um adolescente americano de 17 anos que cometeu suicídio em setembro de 1994.
Mike possuía um Mustang amarelo e, durante seu funeral, sua família distribuiu cartões com fitas amarelas e mensagens motivacionais para ajudar outras pessoas que também estivessem passando por dificuldades emocionais. Essas fitas se tornaram o símbolo da campanha e, em 2015, foram adotadas no Brasil.
A relevância da campanha se justifica pelos números: o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Globalmente, a situação não melhora, com a OMS apontando o suicídio como a segunda maior causa de morte entre jovens.
Aproximadamente 800 mil vidas são perdidas por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. No Brasil, são registrados cerca de 14 mil casos por ano.
O órgão federal aponta que as maiores vítimas são homens, com uma média de 12,6% a cada 100 mil brasileiros, enquanto 5,4% das mulheres seguem o mesmo caminho a cada 100 mil brasileiras.
O CVV é uma organização sem fins lucrativos, ativa desde 1962. Seu propósito é oferecer apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita.
Qualquer pessoa que esteja sofrendo pode buscar ajuda junto ao CVV por meio de diversos canais. É possível entrar em contato por telefone através do número 188, por chat e por e-mail, disponíveis no site do centro (https://www.cvv.org.br/), e até mesmo pessoalmente. O CVV conta com colaboradores disponíveis todos os dias do ano, 24 horas por dia.