SES MT: sem concurso há 20 anos, novo edital com 400 vagas é autorizado

Saiba mais!

O concurso SES MT ( Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso) está chegando depois de 20 anos sem novas contratações efetivas.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou a autorização do novo certame na última terça-feira, 28 de fevereiro. Ao todo serão 400 vagas.

Novo edital do concurso SES MT

A seleção deve acontecer ainda este ano e, segundo esclarecimentos, já acontece uma mobilização para escolha da banca. A empresa será responsável por receber as inscrições, assim como viabilizar as etapas do certame.

Os cargos, requisitos e salários que serão contemplados ainda não foram anunciados. Este será o primeiro concurso par efetivos realizado para Saúde de Mato Grosso em 20 anos.

Desde o ano de 2019, a necessidade por novas contratações por meio do concurso SES MT já tinha sido identificada por Mauro, contudo, dívidas deixadas pelas gestões anteriores foram as principais razões para a não realização do concurso até então.

Sobre o assunto, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo esclareceu: “Graças a Deus conseguimos superar os obstáculos e hoje temos condições de honrar com esse compromisso. Existe uma série de investimentos sendo feitos na área da saúde. Somente nesses hospitais são aplicados R$800 milhões. Não tem nenhum Estado do Brasil que esteja investindo tanto em infraestrutura de saúde como Mato Grosso”.

Ainda foram pontuadas informações como reformas de unidades de saúde e construção de hospitais nessa gestão. Os detalhes são do titular da pasta. Além disso, neste mês de março completam 50 meses consecutivos de repasses em dia para a saúde dos municípios. Estamos honrando rigorosamente os compromissos com os municípios”, afirmou o secretário.

Sem concurso SES MT para efetivos há 20 anos

Tem 20 anos que não acontece um concurso para efetivos, sendo assim, o órgão sempre realizava processos seletivos a fim de suprir o déficit de servidores.

Em outro momento, quando questionado, o governador afirmou: “Vamos sim fazer o concurso, mas para aqueles cargos necessários. Estamos preparando um trabalho de teste seletivo, conforme recomendou o Ministério Público, porque estamos ampliando muito as cirurgias eletivas e não temos gente para fazer isso. E o concurso pode demorar até um ano para finalizar, entre começar, publicar, seguir todas as fases e chamar todas as pessoas”

O início do concurso SES MT aconteceu em 2021, porém, foi suspenso e paralisado devido à pandemia do Coronavírus.

Outros concursos previstos

O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai sair do papel. O certame foi confirmado por Rodrigo Agostinho, novo presidente da Casa, que tomou posse na última terça-feira, 28 de fevereiro.

O principal intuito é recompor o quadro de servidores e restabelecer a estrutura necessária para o bom funcionamento do Ibama. “Ao longo do tempo, iremos recuperar a estrutura ideal do órgão. Nós faremos concurso, reabriremos escritórios que foram fechados para que tenhamos uma política robusta. Hoje, não temos a estrutura necessária para poder fazer a diferença, mas essa diferença é necessária”, afirmou o presidente.

Novas convocações também foram citadas por Rodrigo que ainda deixou claro que parte das convocações já foram autorizadas: “Não conseguimos chamar todos (os excedentes) agora porque depende de autorização presidencial (do presidente da República). Mas vamos chamar uma parte. Gostaria que fosse o mais rápido possível”.

2 mil brigadistas

O presidente do Ibama falou também sobre a contratação de dois mil brigadistas e estabeleceu um prazo para tal ação. A proposta é que os novos servidores sejam admitidos até o final de março deste ano.

Vale lembrar que o cargo de brigadista tem como requisitos: ser alfabetizado e ter entre 18 e 59 anos completos. Para algumas localidades é necessário ter Certificado do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ministrado pelo Ibama ou ICMBio. Os últimos editais para brigadistas aconteceram em 2022. As provas aconteceram por meio de processos seletivos.

Nova remuneração dos aprovados no concurso Ibama

É importante pontuar também que os novos aprovados deverão ser admitidos com novo salário, caso seja aprovado. Isso porque, está em análise a proposta de reajuste salarial e auxílio alimentação para servidores do poder Executivo Federal.

Além do percentual de 7,8% acrescido à remuneração, os servidores terão direito mais 43.6% no auxílio alimentação (que chegaria a R$ 658,00) e passaria a valer a partir de 1 de março de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.