SERASA surpreende todo mundo no Brasil com notícia sobre DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO aos cidadãos - Notícias Concursos

SERASA surpreende todo mundo no Brasil com notícia sobre DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO aos cidadãos

A Serasa é uma das maiores empresas especialistas em análise de crédito e negociação de dívidas do Brasil. Recentemente, a empresa divulgou importantes informações sobre os direitos do consumidor nas relações de compra e venda.

Dessa forma, os consumidores puderam lembrar da possibilidade que possuem de solicitar o seu dinheiro de volta em alguns casos específicos. A seguir, entenda melhor sobre o alerta que a empresa fez para todos os brasileiros.

Serasa alerta brasileiros sobre a possibilidade de devolução de dinheiro

Quando o consumidor compra um produto ou contrata um serviço, espera obter qualidade de acordo com o ofertado.

No entanto, muitas vezes, o fornecedor pode não cumprir com as suas obrigações, seja com relação ao tempo de entrega ou mesmo com a qualidade dos produtos/serviços. Em situações como esta, o consumidor pode ter dificuldade em conseguir o seu dinheiro de volta.

Porém, a Serasa esclarece que há situações em que a lei determina a devolução do dinheiro para o consumidor. As regras que definem as situações específicas estão no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O objetivo da devolução de dinheiro é garantir que o trabalhador tenha segurança na aquisição de bens e serviços. Assim, caso não obtenha o que foi acordado, poderá procurar pelos seus direitos.

Serasa divulga situações que permitem a devolução de dinheiro

Situações que permitem a devolução de dinheiro
Situações que permitem a devolução de dinheiro. Imagem: Canva

A Serasa esclarece que é necessário estar atento quanto as situações que permitem cobrar a devolução de dinheiro. Sendo assim, listou quando o consumidor pode exigir o estorno financeiro:

  • Produtos com defeito ou vício: É possível solicitar ressarcimento ou troca do produto em caso de defeito que comprometa a sua segurança ou vícios ocultos que impedem a sua correta utilização;
  • Descumprimento da oferta: É possível solicitar a devolução do dinheiro quando o serviço ou produto não cumpre com os requisitos do marketing e oferta. Além disso, o consumidor também pode optar por uma nova prestação de serviço ou outro produto, sem custo adicional;
  • Descumprimento de prazo: Quando o prazo para entrega do produto ou serviço não é cumprido. Este caso também inclui os danos ocasionados pela demora da entrega;
  • Cancelamento indevido: Se o fornecedor fizer o cancelamento sem justa justificativa também é possível pedir a devolução de dinheiro;
  • Publicidade enganosa: Quando a oferta é diferente do produto ou serviço que o consumidor recebe ele também pode exigir o cumprimento desse direito.

Prazos para solicitação

Além de conhecer as situações que permitem a devolução de dinheiro, é fundamental conhecer os prazos para a solicitação. Isso porque para cada situação há um prazo diferente a ser respeitado. Confira:

  • Produto com defeito ou vício: até 90 dias;
  • Compras pela internet: até 7 dias, a partir do recebimento do produto;
  • Cancelamento indevido: até 30 dias;
  • Cobranças indevidas ou valores cobrados a mais: até 5 anos;
  • Publicidade enganosa: até 90 dias.

A Serasa orienta o consumidor a realizar a primeira solicitação diretamente com o fornecedor, pois assim poderá resolver da forma mais rápida possível.

No entanto, caso o fornecedor se recuse a devolver o dinheiro, é possível solicitar por meio do Procon. Mas, se ainda assim, não conseguir o estorno, a solução poderá ser entrar com um processo judicial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?