Será que existe uma forma de ser um chefe legal? Será que algumas ações podem, realmente, contribuir com esse objetivo?
Neste texto, trouxemos algumas ideias e reflexões que podem ajudar você nesse sentido. Acompanhe para saber mais e descubra quais atitudes podem ajudá-lo a se tornar um chefe mais querido pelos liderados!
Como ser um chefe legal?
Apesar de as relações humanas não terem um manual de instruções, ainda assim podemos considerar algumas coisas que podem ajudar a construir relacionamentos mais saudáveis e agradáveis. É o caso do chefe: quando pensamos em como ser um chefe legal, pensamos em atitudes que visam construir uma relação mais agradável com os liderados. Porém, por onde começar?
Abaixo descrevemos ações e reflexões que podem ajudar. Veja:
1. Qual chefe você gostaria de ter?
Um bom ponto de partida é fazer uma análise de si mesmo e mergulhar no autoconhecimento: que tipo de chefe você gostaria de ter? Será que você é um chefe que você gostaria de compartilhar o dia a dia de trabalho?
Muitas vezes, podemos nos assustar com as nossas respostas. Afinal, às vezes podemos nos dar conta de que temos alguns comportamentos negativos para com os liderados, o que prejudica a criação de um vínculo.
Por isso, procure ser sincero consigo mesmo e saiba descrever qual chefe gostaria de ter. Depois, avalie quais dessas características você realmente tem.
Vale lembrar que permissividade não necessariamente é algo positivo, ok? Pois pode, acima de tudo, demonstrar uma certa indiferença e ausência do líder. Cuidado.
2. Saiba ouvir os seus liderados
Depois de fazer a sua análise inicial, lembre-se de quem tem uma opinião mais clara sobre o assunto: os seus liderados. Eles poderão ajudar você na hora de descobrir como ser um chefe legal no dia a dia.
Portanto, considere ouvir a opinião deles, dê espaço para que eles falem sobre ideias e projetos e mostre-se interessado nesse lado dos seus colaboradores.
Isso porque, infelizmente, muitos chefes se esquecem que os liderados têm ideias e, por isso, acabam dando todos os direcionamentos, calando os colaboradores. Porém, isso pode manchar a sua imagem e fazê-lo parecer uma pessoa centralizadora e autoritária.
Por isso, considere dar espaço para os seus liderados falarem sobre o que eles pensam.
3. Não seja autoritário
Seguindo o que mencionamos acima, lembre-se de dar abertura para que o ambiente seja democrático, e não baseado na sua autoridade. Considere as opiniões e ideias alheias, deixando de lado aquele pensamento de que apenas você está certo em tudo.
4. Esteja ao lado, não acima
Procure estar ao lado dos seus colaboradores, demonstrando uma postura horizontal e não vertical. Isto é, não fique querendo mostrar que tem poder sobre os outros, mas, sim, mostre que faz parte da equipe para conseguir construir uma postura positiva e ser um chefe legal.
Ao mesmo tempo, cuidado para não forçar a barra nesse sentido, ok?
Querer fingir que “é gente como a gente”, quando, na realidade, você não acredita nisso, soará como falso e pouco agradável. Fique atento e sempre coloque a sinceridade e honestidade em primeiro lugar nesse sentido. 😉