Ser mais tolerante no trabalho está longe de ser a mesma coisa que “aceitar tudo como está”. Na realidade, a tolerância não tem nada a ver com submissão, como algumas pessoas podem dizer. Isso porque você é tolerante quando sabe expor o seu ponto de vista, a sua opinião e as suas ideias sem atacar o outro.
Ao mesmo tempo, ser tolerante nada tem a ver com aceitar injustiças, mas sim, tem relação direta com saber manejar as situações de uma forma coerente, sem diminuir ou tecer comentários pejorativos sobre alguém.
Porém, os relacionamentos humanos são difíceis. Em paralelo a essa dificuldade, temos ainda as emoções que, de uma hora para outra, podem surgir. Uma delas, é a raiva.
A raiva, no calor do momento, pode nos tornar intolerantes e rudes. Por isso, aprender a ser mais tolerante no trabalho é valioso e indispensável. Quer saber como fazer isso? Então nos acompanhe até o fim deste artigo.
Para ser mais tolerante no trabalho é preciso estar ciente que essa mudança acontece de modo gradativo. Isto é, você não precisa mudar a sua forma de agir de um segundo para o outro, até porque isso é difícil (para não dizer impossível). Portanto, veja as nossas dicas e comece a colocá-las em prática diariamente, respeitando os seus limites. Vamos lá?
Comece a desenvolver a sua empatia. Quando você se deparar com algum discurso que vai contra algo que você acredita, respire fundo e coloque-se no lugar da outra pessoa. Tente entender por que ela pensa e age daquela forma, antes de simplesmente querer “atacá-la” ou fazê-la considerar o que você acha certo.
Muitas vezes, quando nos irritamos com algo ou com alguém, sequer damos a oportunidade para a pessoa terminar de falar. No entanto, evite esse tipo de atitude. Respire fundo e mentalize a sua paciência, dando todo o tempo necessário para que a outra pessoa explique o ponto de vista dela.
Para ser mais tolerante no trabalho é preciso fugir do piloto automático. Isto é, não responda rapidamente e de forma impensada apenas para “ganhar” uma discussão. Mas sim, reflita e traga à tona o seu ponto de vista de uma maneira muito mais serena e tranquila, sem impor a sua ideia ao outro.
Cuidado com o mau humor e as emoções desequilibradas! Procure sempre se policiar neste sentido, compreendendo em quais momentos as suas emoções passaram a falar mais alto do que os seus pensamentos, e quando o seu mau humor no trabalho afetou as suas relações. Assim você saberá agir com mais clareza, não se deixando levar apenas pelos sensações do momento.
A prática do autoconhecimento pode lhe ajudar a pensar sobre os momentos, no passado, que você foi intolerante. Assim, quando se deparar com situações semelhantes, conseguirá pensar de uma maneira mais racional, sem agredir a outra pessoa e semeando melhores relações no seu trabalho. Procure sempre refletir sobre as suas atitudes. 😉
Assim, você poderá ficar atento às soluções, e não aos problemas, melhorando o dia a dia empresarial.