A poupança pode ser parte de um fluxo financeiro pessoal de forma planejada, para isso, é necessário separar seus custos entre fixos e variáveis e analisar o que pode ser modificado na sua rotina.
Para viabilizar uma poupança de forma planejada, analise na sua rotina quais são as mudanças possíveis de modo flexível e gradual. Por exemplo, é possível trocar um cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas. Dessa forma, estará gerando economia sem abdicar de um importante serviço bancário.
Sendo assim, considere o seu estilo de vida para realizar trocas viáveis e positivas no seu processo financeiro de elaborar uma poupança. Por exemplo, é possível trocar uma assinatura de TV a cabo por uma assinatura de streaming.
No entanto, dentro do conceito de poupança flexível, é viável poupar os valores economizados, independentemente do quanto for, já que provavelmente economizará valores irrisórios.
Dessa maneira, estará visualizando o seu processo de forma tangível; o que é muito importante para reforçar hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis. Portanto, faça um controle financeiro de rotina e poupe todos os valores economizados, considerando todas as trocas realizadas dentro do seu estilo de vida.
Além disso, é possível analisar outras possibilidades dentro do mercado de investimentos, já que o mercado oferece diversas opções de renda fixa para que diversifique, como o tesouro direto e o certificado de depósito bancário, por exemplo.
No entanto, independentemente de se tornar um investidor, elabore um planejamento para modificar o seu processo e acompanhá-lo. Além disso, a poupança como um hábito pode ser um agente facilitador para o questionamento natural dos seus impulsos de compra. Sendo assim, analise na sua rotina o que pode ser modificado de forma periódica.
Entretanto, é importante ter clareza de que é possível obter sucesso de forma não linear. Por isso, ainda que o planejamento financeiro fuja do seu ideal, é muito importante que não abdique desse processo.
Uma vez que ao abdicar de planejar suas finanças, estará deixando de planejar os seus objetivos e tornando mais difícil de realizar qualquer outro tipo de planejamento. Portanto, faça um controle de maneira objetiva e conceitue a poupança na sua rotina, considerando hábitos de compra e consumo.