A sensação de perda de controle pode aparecer em diversos momentos e esferas de nossas vidas. Às vezes, ela aparece no trabalho, quando estamos diante de um prazo apertado; em outros momentos, ela surge nos estudos, quando acreditamos que não iremos dar conta de uma apresentação; até mesmo na vida pessoal ela pode aparecer: quando percebemos que (felizmente), não podemos controlar quem está ao nosso lado.
Porém, por mais comum que essa sensação possa ser, quando ela aparece de forma exacerbada, pode atrapalhar a vida de qualquer pessoa. Por isso, neste conteúdo você verá algumas sugestões para lidar com isso. Acompanhe.
Na realidade, a sensação de perda de controle é multifatorial. Isto é, ela não está associada apenas a uma causa e efeito. Mas sim, ela depende muito das questões emocionais e do gerenciamento que o sujeito faz de seus sentimentos e emoções.
Porém, algumas circunstâncias podem aparecer com mais recorrência na rotina de quem sente que está prestes a perder o controle, como por exemplo:
Para lidar com a sensação de perda de controle de maneira eficiente, é preciso analisar a situação de uma forma mais fria. Tentar reconhecer a potencial causa ou estopim pode ser uma boa medida, tendo em vista que a partir desse conhecimento será possível “tratar” o problema, além de preveni-lo.
Mas além disso, existem outras ações igualmente efetivas. São elas:
Procure respirar fundo e analisar a situação baseando-se na racionalidade. Você sente que está perdendo o controle de quê? Por quê? Em que circunstância?
Analise até que ponto a sensação faz jus à realidade e, se perceber excessos, é hora de parar para refletir sobre os seus sentimentos e gerenciamento das emoções.
A partir do momento que você tem uma visão mais racional da situação, pondere sobre os gatilhos emocionais envolvidos com a sensação de perda de controle. Ao constatá-los, afaste-se deles até se sentir mais tranquilo e equilibrado.
Tenha metas e prioridades no seu dia a dia. Isso evita que você sinta uma sobrecarga de trabalho e tarefas, e também lhe ajuda a ter uma visão mais controlada da situação. Logo, os imprevistos não serão tão intensos e a sensação emocional será mais equilibrada.
Aceitar que não podemos ter o controle de tudo e de todos também pode ajudar. Falar, para si mesmo, que tudo bem não ter o controle de vez em quando, pode aliviar as angústias envolvidas com a situação.
Afinal, somos humanos e passíveis de acontecimentos externos, que não estão ao nosso alcance.
Se apesar das tentativas de lidar com a sensação de perda de controle, ainda assim você sentir que a ansiedade extrema está presente, busque auxílio profissional.
Na psicoterapia, por exemplo, você poderá resgatar as suas habilidades emocionais, aprendendo a analisar a situação de forma mais racional e, consequentemente, tranquila e controlada.