Senado aprova incentivo do ensino de xadrez nas escolas - Notícias Concursos

Senado aprova incentivo do ensino de xadrez nas escolas

Um Projeto de Lei que visa incentivar o ensino de xadrez nas escolas de educação básica foi aprovado esta semana pelo Senado Federal.

Agora, as instituições de ensino públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio deverão promover a prática do xadrez.

O projeto, de número 2.993/2021, de autoria senadora Nilda Gondim (MDB-PB) previa a obrigatoriedade da modalidade. No entanto, o texto aprovado sugere o incentivo.

Vale dizer que, mesmo não se tornando obrigatória, a presença do xadrez nas escolas modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de 1996).

A senadora Leila Barros (Cidadania-DF), relatora da sessão, assumiu ser enxadrista e reconhecer as vantagens de ser adepto ao xadrez, principalmente para as crianças e os jovens.

Porém, Leila considerou que a inserção de disciplinas obrigatórias nos currículos escolares não é atribuição do Parlamento. Desse modo, preferiu substituir a obrigatoriedade pelo incentivo.

Sergipe realiza torneios de xadrez nas escolas

A Secretaria Estadual de Educação de Sergipe promove o conhecido Torneio de Xadrez Escolar Virtual anualmente

Em 2020 e 2021, a iniciativa tem o objetivo de manter a comunidade escolar em atividade durante a pandemia e o isolamento social.

Segundo o professor Wendell Oliveira, coordenador do evento, a competição tem como um dos objetivos promover a interação entre os enxadristas e demais envolvidos, diante do cenário atual de impossibilidade de eventos presenciais, com participação do público. O Torneio de Xadrez Escolar Virtual tem caráter participativo, cujo objetivo é fomentar o esporte escolar.

O Torneio de Xadrez Escolar Virtual é realizado de acordo com as regras adaptadas da Federação Sergipana de Xadrez (FSX) e sob a supervisão da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Superintendência Especial de Esporte (SUPEE).

Agora, com a aprovação do Senado, todos os estados devem se movimentar para ensinar a atividade e promover torneios.

E então, o que achou da notícia? Compartilhe com quem precisa saber disso.

Não deixe de ler também – 3 conselhos que você não pode esquecer ao estudar 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?