A Controladoria-Geral da União (CGU) informa que participará da Semana de Governo Aberto, uma iniciativa internacional realizada pela Open Government Partnership (OGP).
Semana de Governo Aberto: atividades e oficinas sobre temas importantes para a sociedade civil
O objetivo do evento é promover uma pauta de abertura entre o governo e a sociedade civil. A divulgação oficial informa que os encontros virtuais acontecem de 17 a 20 de maio. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), a iniciativa internacional anual é promovida pela Open Government Partnership (OGP) e conta com o envolvimento de 79 membros nacionais e 56 governos locais de todo o mundo.
Conforme informações da Controladoria-Geral da União (CGU), são três tipos de atividades previstas: as mesas compartilhadas, os painéis e as oficinas. Assim sendo, para acompanhar as mesas e os painéis não é necessário realizar inscrição.
Basta acessar o link de acesso disponível na programação através do site oficial da Controladoria-Geral da União (CGU). Já para participar das oficinas, é preciso realizar inscrição, conforme informações oficiais.
Atividades
Conforme informações da Controladoria-Geral da União (CGU), as mesas compartilhadas são momentos em que dois ou mais órgãos governamentais se reúnem para expor o panorama sobre um tema e depois abrem para debate. Os assuntos tratados serão:
- Lançamento do mapeamento conjunto de iniciativas de Governo Aberto
- Participação social na revisão do Plano Diretor: casos de São Paulo e Osasco
- Municipalização da Agenda de Governo Aberto por meio do Time Brasil: a atuação da CGU, CGE de Santa Catarina e CGM de Osasco e de São Paulo
- Avaliação da Transparência Ativa
- Participação social no planejamento orçamentário: casos de São Paulo e Osasco
- Localização da Agenda de Governo Aberto
A transmissão das mesas será ao vivo pelo canal da CGU no YouTube (@cguoficial).
Painéis
A Controladoria-Geral da União (CGU) informa que os painéis são atividades conduzidas apenas por um dos órgãos para dialogar sobre temas específicos dos planos de ação ou do interesse de cada ente federativo. Os assuntos dos painéis serão:
- Diálogos em Controle Social: controle social das atividades policiais e a proteção do espaço cívico
- Articulação entre os Controles Interno, Externo e Social: o que temos aprendido e quais os resultados em Santa Catarina?
- Estado Aberto: avanços e desafios para o Executivo, Legislativo e Judiciário
Essa atividade será on-line, via Teams. Os links de acesso estão disponíveis na programação.
Oficinas
As oficinas são atividades conduzidas por apenas um dos órgãos ou pela sociedade civil voltadas para a discussão e confecção conjunta de um produto. Conforme informações oficiais da Controladoria-Geral da União (CGU), serão abordados temas sobre:
- Recomendações para plataforma de comunicação de conselheiros de São Paulo
- Plano de comunicação e engajamento da Agenda Municipal 2030
- Transparência nos contratos e licitações: recomendações para São Paulo.
A transmissão também será realizada pelo Teams. Para participar, é necessário fazer inscrição, disponível no link da programação.
Oficinas telepresenciais
Além dessas atividades, o Programa Agentes de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo oferece oficinas telepresenciais, gratuitas e certificadas, sobre:
- Governo Aberto
- Orçamento Público
- Desenvolvimento Sustentável
- Planejamento Urbano
- Saúde e Assistência Social; entre outros.
Na página oficial da Semana de Governo Aberto é possível encontrar a programação completa.