Seletividade nos Concursos Públicos

Ainda, que o candidato saiba todas as disciplinas constantes no edital, mesmo assim, ele pode não ir bem na prova. Por que isso acontece?

É certo que nos concursos públicos há um hábito entre os candidatos de estudar várias matérias de uma só vez, todas aquelas que estão embutidas no edital. Porém, é necessário se perguntar, até que ponto isso ajuda, ou atrapalha.

Estudar matérias em que se tem menos conhecimento, é maçante, porém, necessário, em detrimento daquelas matérias em que há uma maior facilidade e intimidade. Sendo muitas vezes, o ponto necessário para uma execução bem-sucedida de uma prova, seja ela de concurso ou não.

Os candidatos também escolhem todos aqueles concursos que estão à vista, inclusive, aqueles que não pertencem a sua área de estudo. Quanto mais refinadas forem as suas escolhas, maiores serão as suas chances de serem concretizadas.

Saiba estudar corretamente

Escolha a sua área de atuação, em seguida, escolha o seu concurso de foco, após, siga para o Edital. Em análise ao edital, refine as matérias, e adapte o seu cronograma de modo a se aprofundar nas matérias que para você são as mais relevantes, e as que você tenha maior dificuldade.

Também, tenha em apenso, a quantidade de questões que irá cair em cada disciplina, e o seu grau de importância, bem como, o tempo de estudo disponível. Não queira atingir metas que sabe que não irá concretizar.

Analisando dessa forma, seu cérebro tenderá a focar naquilo que você está dando maior importância, e, sendo assim, irá guardar essas informações, por considera-las essenciais ao seu pleno funcionamento.

Se, ao contrário, você estende seu núcleo para todas as provas de concursos disponíveis, decide por estudar o edital inteiro da prova de forma igualitária, seu cérebro irá expandir e entender que todo o conteúdo é importante para você, sem filtrar determinadas informações, e, fazendo, ele mesmo, um filtro do que é importante ou não, excluindo muitas vezes informações necessárias e até mesmo, disciplinas por completo.

Entenda a “chave mestra” do seu estudo

As disciplinas em abundância, apesar de necessárias, na maioria das vezes, não são minunciosamente cobradas e, mesmo quando são, o entendimento geral é necessário.

Em um exemplo parabólico, uma casa bem construída, antes de ter paredes bem delineadas, janelas bem adaptáveis, precisa de uma estrutura sólida e determinada. Sendo assim, se ela falhar, toda a sua ornamentação também falhará. Eis aqui, a importância de uma base consistente. É claro, que uma casa sem janelas, seria uma casa com falhas, mas essas falhas seriam sanáveis, se a estrutura fosse sólida.

Assim, também, acontece em uma prova. Se você não sabe determinada parte da disciplina, mas, sabe o contexto e seus pontos principais, certamente, poderá responder à questão por analogia.

Em suma, seja seletivo sobre aonde você irá inclinar os seus olhos e, após escolher, seja consistente em suas decisões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.