Saber selecionar as prioridades do dia pode fazer toda a diferença na hora de construir uma lista de tarefas mais eficiente. Isso porque não podemos, simplesmente, fazer mil e uma tarefas de forma aleatória e impensada, concorda? Precisamos de um planejamento para manter uma rotina bem equilibrada, sem sobrecargas, e com as entregas em dia.
Por conta desse tipo de situação, elencamos algumas dicas, logo abaixo, para você refletir e pensar sobre as suas prioridades. Acompanhe-nos.
Como selecionar as prioridades do dia?
Aprender a selecionar as prioridades do dia é crucial para conseguir manejar prazos, entregas e ainda garantir um dia a dia que não sobrecarregue de atividades. Caso contrário, poderemos cair na aleatoriedade na rotina, além de cometermos equívocos com prazos, por exemplo.
Assim sendo, vamos às sugestões que trouxemos hoje:
1. Atente-se ao prazo
O primeiro ponto que deve ser analisado, dentro das tarefas que temos pendentes, é o prazo de cada uma delas. Nós precisamos saber quais são os prazos dessas atividades, pois é dessa forma que poderemos começar a selecionar as prioridades do dia.
Anote o prazo ao lado de cada tarefa, criando um fluxo interessante no qual a entrega mais próxima fique no topo da lista.
2. Verifique o tempo de execução
Além de saber a sequência de entregas que devem ser feitas, para selecionar as prioridades do dia, nós também precisamos saber o tempo de execução de cada tarefa. Isto é, não dá para colocar 10 prioridades em um dia, sendo que, na prática, levaremos duas horas para cada uma delas.
Portanto, analise o tempo que será necessário para cada atividade, anotando ao lado. Assim, você poderá colocar as tarefas mais demoradas como prioridade, por exemplo, mesmo que o prazo esteja mais distante.
3. Analise seu tempo disponível
Após verificar o tempo que será dedicado a cada atividade, analise qual é o tempo disponível no seu dia.
Por exemplo, se você tem uma tarefa para amanhã que leva 30 minutos, ela é uma prioridade. Porém, se você tem uma tarefa para daqui 15 dias, mas que levará cerca de 10 horas para ser concluída, e você tem apenas 1 hora por dia disponível para ela, obviamente, essa tarefa também é uma prioridade e pode ser iniciada hoje.
Perceba que encaixar as tarefas no tempo disponível do seu dia é o que pode ditar que algo é prioridade, ou não.
4. Verifique a importância da tarefa
A importância da tarefa também deve ser analisada. É algo que você precisa fazer o quanto antes? Ou é apenas uma atividade que auxiliaria de alguma forma, mas talvez não tenha um grande peso na sua rotina? Pense bem sobre isso.
5. Não pense que tudo é prioridade
Cuidado para não querer selecionar as prioridades do dia achando que tudo é importante e urgente. Saber usar um bom filtro para verificar o que tem que ser feito hoje e o que pode ser feito em outro momento é primordial para manter a organização e evitar a sobrecarga de tarefas.
Se sentir necessidade, considere contratar um mentor de gestão de tempo, pois ele também poderá ajudá-lo nessa árdua tarefa de manter tudo organizado.