A SEDUC TO (Secretaria da Educação do Estado do Tocantins) formou Comissão Organizadora para concurso público. Assim, será possível dar prosseguimento às etapas do certame.
O grupo de trabalho formado ficará responsável pelos preparativos em prol da abertura de um novo concurso e elaboração do edital. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de Tocantins e conta com os seguintes membros:
- Maria Luiza Gomes de Aguiar – Secad;
- Zenobio Cruz da Silva Arruda Junior – Secad;
- Jose Wellyngton Noronha Aguiar – Secad;
- Luciano Gomes dos Santos – Seduc;
- Aldeniza de Souza Moura – Seduc; e
- Celestina Maria Pereira de Souza.
A portaria publicada confirma que os membros acima terão um prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos.
Art. 1º Instituir comissão com a finalidade de adotar todas as providências necessárias à realização do concurso público para provimento de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica, definindo fases e quantitativos de vagas.
Nesse sentido, a expectativa é de que o próximo passo seja a contratação de Banca Examinadora. Com esta, então, a SEDUC poderá publica edital, com todos os detalhes sobre o concurso.
Entenda o que já se sabe sobre o assunto.
Como está a preparação para o concurso da SEDUC TO?
O concurso público para a SEDUC TO vem sendo preparado há algum tempo, desde o ano de 2019. Contudo, com a pandemia da Covid-19, muitos destes preparativos foram adiados.
Nesse sentido, em setembro de 2019, houve a recomendação de um edital. Esta, portanto, ocorreu depois que o Ministério Público (MP) de Tocantins entrou com Ação Civil Pública, na qual pedia pela realização do processo seletivo.
Em seguida, houve a formação de uma primeira Comissão Organizadora, em novembro de 2019. Então, ocorreu um grande espaço entre as ações da SEDUC para o concurso, em razão da crise sanitária.
Portanto, apenas em março deste ano de 2022 que a Secretaria lançou novidades sobre o processo. Dessa forma, em audiência extrajudicial no Ministério Público, a SEDUC indicou que forneceria o cronograma para o concurso público até 12 de abril.
Assim, os estudantes podem esperar por esta programação nos próximos dias.
Por fim, a última movimentação da Secretaria foi a formação de nova Comissão Organizadora. Esta, por sua vez, deve prosseguir com a organização do certame dentro de 60 dias.
No entanto, é importante lembrar que ainda não há autorização oficial para que ocorra o certame. Nesse sentido, será necessário conseguir esta sinalização para prosseguir aos próximos passos.
Com a contratação de Banca Examinadora e publicação do edital será possível, por exemplo, confirmar quantidade de vagas, quais serão os cargos, dentre outros detalhes.
Cronograma deve sair no dia 12 de abril
Na audiência com o Ministério Público, houve a definição de que o cronograma para concurso da SEDUC deve ser apresentado em breve. Isto é, com o prazo de até o dia 12 de abril. O secretário de Educação do Tocantins, Fábio Vaz, estava presente.
Estas movimentações com intermédio do Ministério Público ocorrem em razão de certa urgência para repor o quadro da SEDUC.
Já são cerca de 12 anos sem um novo concurso público para professores, portanto, a Secretaria acaba ficando sobrecarregada. Isso ocorre porque a cada ano, muitos profissionais se aposentam ou saem do órgão por outros motivos. Logo, sem concurso público não há reposição destes cargos vagos.
Além disso, a fim de dar seguimento às atividades, a SEDUC acabou por realizar muitos contratos temporários.
Assim, desde 2019, por pedido da própria SEDUC, o MP vem trabalhando com a pauta.
Veja também: Universidades de MG estão com concursos abertos
Então, na ocasião, o promotor Vinicius de Oliveira e Silva falou sobre o acordo. De acordo com ele, a finalidade deste é de tentar resolver a questão ainda de forma extrajudicial, ou seja, sem necessidade de um processo judicial litigioso.
Como foi o último concurso da SEDUC TO?
Até que o edital saia, muitos estudantes já podem conferir o último concurso da SEDUC TO para entender como este também poderá ser.
Nesse sentido, o certame de 2009 contou com um total de 1.823 vagas o cargo de Professor da Educação Básica. Destas, cada área de atuação ofereceu:
- Arte: 171 vagas
- Biologia: 147 vagas
- Educação Física: 204 vagas
- Física: 76 vagas
- Filosofia: 9 vagas
- Geografia: 120 vagas
- História: 99 vagas
- Espanhol: 12 vagas
- Inglês: 127 vagas
- Matemática: 266 vagas
- Química: 64 vagas
- Sociologia: 12 vagas
- Instrutor de libras: 19 vagas
- Intérprete de libras: 66 vagas
- Professor dos primeiros anos do ensino fundamental: 421 vagas
Tudo indica que o concurso de 2022 também terá uma quantidade grande de vagas, principalmente em razão do déficit de profissionais.
Quais foram as etapas?
Indo adiante, é interessante conferir como foi o exame. Desse modo, em 2009, a SEDUC dividiu o concurso público em 3 etapas, quais sejam:
- Prova Objetiva
- Redação
- Avaliação de Títulos
Assim, a primeira etapa foi uma Prova Objetiva com 50 questões de múltipla escolha. Dessa maneira, estas cobraram as seguintes disciplinas:
- 10 questões de Língua Portuguesa.
- 10 questões de Conhecimentos Gerais.
- 30 questões de Conhecimentos Específicos.
Em seguida, os candidatos precisaram realizar um Redação. Esta, então, precisava respeitar o limite de 30 a 35 linhas, com pontuação máxima de 50 pontos.
Desse modo, os candidatos foram avaliados pelos elementos de Linguagem, Estruturação dos parágrafos e Coesão Textual.
Por fim, estes passaram por uma Avaliação de Títulos. Nesse sentido, a pontuação funcionou da seguinte maneira:
- Doutorado, em área específica da educação: 3 pontos.
- Mestrado, em área específica da educação: 2 pontos.
- Pós-graduação, em área específica da educação, com carga horária mínima de 360 horas: 1 ponto.
- Exercício de atividade profissional exclusivamente na docência em sala de aula na Administração Pública ou na iniciativa privada, em cargo de professor: 2 pontos.
Assim, aqueles que conseguiram passar por todas estas etapas tiveram a aprovação no certame.
O que faz a SEDUC?
Além de ter conhecimento sobre questões mais específicas de sua área, os candidatos também devem estar a par de como a SEDUC funciona.
Veja também: UFRRJ divulga edital de Concurso público para magistério superior
Por esse motivo, então, é importante lembrar que as competências da Secretaria se consistem em:
- Desenvolver as políticas de educação.
- Gerir o ensino oferecido pelo e no estado do Tocantins.
- Assistir e apoiar o educando.
- Apoiar estratégias e logisticamente o Conselho Estadual de Educação.
- Coordenar, planejar, organizar, dirigir, executar, controlar, e avaliar as atividades do Sistema Estadual de Educação.
- Cumprir as determinações do Ministério da Educação e as decisões dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, em matérias da competência deste Órgão.
- Cumprir e fazer cumprir as normas federais de educação.
Quais são seus objetivos estratégicos?
Além disso, a SEDUC também conta com certos objetivos estratégicos, quais sejam:
- Melhorar e Desenvolvimento do Sistema Estadual de Ensino, por meio da Educação Integral.
- Promover a formação humanizada do profissional da educação.
- Modernizar e consolidar a gestão democrática.
- Inovar o programa permanente de avaliação.
Portanto, os candidatos do próximo concurso de 2022 poderão cumprir com estas finalidades, caso atinjam a aprovação.