Sebrae e CNI promovem uma série de webinars sobre internacionalização de pequenos negócios.
Eventos online fazem parte do Programa Indústria Global, criado para preparar os empresários para atuar no mercado internacional.
Sobre o Evento
Na próxima quarta-feira (24), às 11h, as micro e pequenas empresas que querem buscar o mercado internacional como alternativa de negócio, mas não sabem por onde começar, podem participar.
o 8º webinar sobre internacionalização é uma parceria entre Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O tema abordado será “Barreiras Comerciais e seus Impactos Durante a Pandemia do Coronavírus” com mediação do especialista em política comercial da CNI, Leandro Barcelos.
O evento faz parte de uma série de webinars que discutem o comércio exterior como oportunidade para os pequenos negócios interessados em ampliar seus negócios fora do Brasil com apoio na promoção comercial.
Até o momento, as webinars já alçaram mais de 16 mil visualizações no Facebook ou Linkedin, que são as redes sociais onde estão disponíveis, com mais de 5 mil interações.
Sebrae e CNI no final do ano passado, assinaram um convênio para estimular e capacitar micro e pequenas empresas (MPE) a internacionalizarem as suas operações.
As duas instituições pretendem atender mais de mil MPE em 30 meses, com um investimento de R$ 21 milhões.
O acordo envolve:
- Treinamentos
- Consultorias
- Rodada de negócios
- Apoio para prospecção de negócio entre outros
Em breve deve ser lançado um edital pelas duas instituições para contemplar projetos e iniciativas de apoio a internacionalização das micro e pequenas empresas, com apoio do Sebrae e das Federações das Indústrias no Estado.
Hoje, 40% das empresas brasileiras que vendem seus produtos para o exterior são do segmento das micro e pequenas empresas, sendo a maioria no ramo industrial e comercial.
Para participar do webinar no dia 24 de Junho, às 11h, basta se inscrever no site do Programa Indústria Global.
Sobre o Programa Indústria Global
O comércio exterior é uma ferramenta fundamental para a aceleração do crescimento econômico e para o aumento da produtividade e da competitividade da indústria brasileira.
Para os mercados internacionais serem inseridos no Brasil é necessário:
- Identificar com precisão e clareza as mudanças na política comercial que ampliem a demanda externa pelos bens e serviços brasileiros, e que melhorem o ambiente de negócios.
- É necessário apontar os serviços requeridos pelas indústrias para impulsionar sua internacionalização, os mercados prioritários e as oportunidades de cooperação.
Atividades previstas no Programa
As atividades seguem uma “trilha de internacionalização”
- Capacitações
- Consultorias
- Inteligência comercial
- Prospect
- Promoção de Negócios