As consequências do nome sujo podem trazer sérios problemas na vida de alguém. Além disso, estar negativado é um verdadeiro empecilho na vida financeira, e infelizmente é a realidade de milhares de brasileiros.
Enfrentar as consequências do nome sujo é uma verdadeira dor de cabeça para brasileiros financeiramente negativados. Porém, nem todos conhecem os problemas atrelados ao nome sujo na praça.
Leia mais: Nome sujo: quais as consequências de ter o CPF cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito?
Consequências do nome sujo
A inadimplência pode trazer ainda mais prejuízos ao devedor, que geralmente não associa o CPF negativado a outros fatores em sua vida. As complicações podem implicar ainda mais em outros aspectos financeiros, além do emocional.
Dificuldade na liberação de crédito
De acordo com o Serasa Experian, quando o consumidor precisa de algum recurso de crédito, seja um empréstimo consignado, pessoal ou cheque especial, é necessária uma avaliação. Essa avaliação, contudo, será a aprovação ou não da instituição financeira para a liberação do crédito.
Contudo, quem tem o nome sujo terá menos chances de aprovação. Isso porque as instituições financeiras prezam por clientes que possuam suas contas em dia. Assim, caso um indivíduo com o CPF negativado precise de um empréstimo, não será fácil ter crédito liberado.
Dificuldade em compras ou aluguel de imóveis
Se a meta é comprar ou alugar uma casa, ou apartamento, com o nome sujo esse alcance pode se distanciar. Isso porque uma das principais consequências do nome sujo é conseguir financiar imóveis.
E o problema se expande caso o nome sujo vá para no Serasa ou SPC – instituições de proteção de crédito. Como o CPF é consultado pela locadora ou imobiliária nos bancos de dados, a liberação para uma possível compra financiada ou aluguel de casas e apartamentos fica em risco de rejeição.
Dificuldade na compra ou aluguel de veículos
Como acontece na compra ou aluguel de imóveis, há também muita dificuldade para negativados, alugar ou comprar veículos. A maioria das locadoras de automóveis e concessionárias na hora das negociações avaliam a situação financeira do cliente.
Caso o nome esteja sujo, pode ser difícil financiar um carro, por exemplo. Entretanto, dependerá muito da locadora ou concessionária, já que os processos burocráticos são menos dificultosos do que com imóveis.
Dificuldade de ser contratado
Legalmente, uma empresa não pode recusar um candidato a vaga de emprego por estar negativado. Todavia, a consulta do CPF nas instituições protetoras de créditos poderá ser feita pelo contratante, e rejeitar a passagem do cidadão para o seu quadro de funcionários.