Em algum momento de sua vida, você ou sua família já devem ter ouvido a palavra usura, certo? É uma prática ilegal onde os criminosos exploram a vulnerabilidade de um indivíduo quando confrontado com dificuldades financeiras. Assim, na agiotagem, se fornecem soluções imediatas para o problema.
Com isso, nas horas do desespero, é preciso se acalmar e ficar atento às ofertas de dinheiro fácil e rápido que aparecem por aí. Isso porque as ofertas baratas podem (e serão) muito caras se você cair em uma farsa. Na matéria desta terça-feira (31) do Notícias Concursos, será possível entender melhor sobre os serviços ilegais da prática da agiotagem.
O que é um agiota?
Um agiota é alguém que faz empréstimos fora dos mercados financeiros sem a autorização do Banco Central. Com isso, dispensam comprovação de renda e cobram juros exorbitantes sobre o dinheiro emprestado.
Além disso, o principal risco de tomar um empréstimo dessa forma é que o custo, que pode ser alto. Se o pagamento não se efetiva, a integridade física e financeira de quem pegou o dinheiro ou de alguém próximo, estará em risco.
Como os golpistas atuam na agiotagem?
Esse tipo de pessoa age observando quem está financeiramente vulnerável ou precisa desesperadamente de dinheiro e não pode resolver seus problemas da maneira tradicional. Quando um banco ou empresa financeira se recusa a conceder um empréstimo a esse cidadão, as opções de equilíbrio da conta são bastante reduzidas, tendo apenas a opção de financiamento fácil e rápido.
Normalmente, os próprios agiotas fornecem o dinheiro para a pessoa. Em outros casos, familiares ou conhecidos que já fizeram tais transações financeiras ilegais, podem apontar um dos infratores para que a vítima obtenha a quantia desejada.
Quais são os perigos de tomar emprestado de agiotas?
Os perigos de pedir dinheiro emprestado a agiotas são múltiplos. Uma vez contraída a dívida, estabelece-se um prazo para quitá-la. Mas, se você estiver em uma situação financeira ruim, há uma boa chance de não conseguir cumprir essa obrigação de pagamento, não é? Quando isso acontece, os agiotas físicos ou online podem usar métodos de violência e abuso físico ou psicológico para poderem receber o dinheiro devido.
É crime pedir dinheiro a um agiota?
O empréstimo ante a agiotagem é uma ofensa criminal nos termos da lei. Isso prejudica a saúde financeira da nação e coloca em risco a vida dos cidadãos comuns ao fornecer valor com benefícios abusivos fora dos mercados financeiros.