Como se sentir motivado no começo do novo semestre?
Conseguir se sentir motivado no começo do novo semestre nem sempre é fácil, convenhamos… Ainda mais depois de seis longos meses de muito estudo e trabalho. Porém, não precisamos renovar as nossas metas e objetivos apenas na virada de ano, concorda? Existem outros momentos, ao longo dos 12 meses, que podemos fazer reflexões que fornecem motivação.
Neste texto, descrevemos um passo a passo simples, que pode lhe ajudar a rever suas metas e encontrar inspiração para ir atrás do que almeja. Acompanhe e confira!
Como se sentir motivado no começo do novo semestre?
Antes de qualquer coisa, fuja daquelas ideias “revolucionárias” e “mágicas” que garantem que existe um passo a passo para se sentir motivado no começo do novo semestre. Afinal, a motivação é muito subjetiva, e seria injusto dizer que fazendo X e Y você, certamente, terá motivação.
Portanto, veja as nossas dicas abaixo como um ponto de partida para encontrar, dentro de você, aquela inspiração necessária para um novo semestre.
Considerando esse pressuposto, vamos adiante:
1. Veja tudo o que foi concluído até aqui
O primeiro ponto é analisar tudo o que já foi concluído e conquistado até aqui. Quais foram as suas maiores vitórias? Quais batalhas conseguiu vencer? Quais desafios conseguiu ultrapassar? Ter essa consciência pode lhe ajudar a perceber todas as coisas incríveis que você já fez, mas talvez não tinha se dado conta.
Fazer esse exercício pode ser muito interessante quando se busca se sentir motivado no começo do novo semestre. Sabe por quê? Porque assim você pode visualizar que é capaz de conquistar coisas incríveis, mas que às vezes passam despercebidas. E ao torná-las visíveis, você pode sentir um “gás a mais” para ir atrás de novos objetivos.
2. Analise as suas metas do início do ano e compare
Além de verificar tudo o que já foi concluído, visite as suas metas de início do ano. Quais eram as metas e objetivos traçados entre dezembro e janeiro? Quais delas você conseguiu atingir? E com relação a outras vitórias, quais sequer estavam descritas nesta lista? Pense bem sobre isso.
Depois, liste aquelas metas que ainda não foram alcançadas, a fim de buscá-las a partir de agora.
3. Faça novas metas se necessário for
Se você precisar de novas metas, pois encontrou novos objetivos e caminhos ao longo dos primeiros 6 meses do ano, certifique-se de traçar novos objetivos em sua lista para 2022. Não tenha medo de criar novas metas, apenas porque faltam 6 meses para acabar o ano. Porém, lembre-se de listar, para 2022, aquilo que ainda possui um tempo hábil para ser feito, a fim de minimizar as frustrações, ok?
E não se esqueça de estabelecer prazos plausíveis e bem estruturados, dentro de um cronograma, para as suas metas pendentes e as novas que você acabou de criar.
4. Encontre propósitos nas suas ações
Saiba quais são os propósitos das suas ações. Por que você está estudando? Por que está montando um plano de carreira? Essas perguntas devem fazer parte da sua rotina, a fim de viabilizar ainda mais motivação.
Afinal, uma forma de se sentir motivado no começo do novo semestre é justamente dar significados ao que é feito. Invista nisso. 🙂