Saber se preparar para assumir responsabilidades é fundamental para manter a organização da rotina e das demandas diárias. Caso contrário, podemos cair naquele erro de acumular muita tarefa e, no fim, decepcionar as outras pessoas – e a nós mesmos.
Por isso, neste texto trouxemos algumas considerações que podem servir de base na hora de aceitar uma nova responsabilidade. Acompanhe e confira.
Como se preparar para assumir responsabilidades?
Não existe uma fórmula mágica na hora de se preparar para assumir responsabilidades. O que existe é estudo, autoconhecimento e organização. Isso significa que você precisa de um tempo para se preparar para esse momento. Abaixo damos mais detalhes:
1. Estude bem sobre a sua nova responsabilidade
O correto é que você já tenha uma visão mais aprofundada sobre o assunto no qual você irá assumir como sua responsabilidade. No entanto, pode ser que haja conhecimentos que você ainda não absorveu. Nesses casos, o ideal é que você estude bastante sobre as novas tarefas que você irá cumprir.
Busque fontes de informações que sejam confiáveis, converse com alguém que já atua na área, e assim por diante. Desse modo você vai mapeando os seus próximo passos com mais coesão.
2. Organize as suas novas prioridades
Agora que você tomou a decisão de se preparar para assumir responsabilidades, é hora de analisar e organizar as suas prioridades. Afinal, é bem provável que a sua rotina mude de uma forma profunda, não é mesmo?
Sendo assim, analise quais ações deverão ser tomadas e com qual grau de prioridade. Tudo isso irá lhe ajudar a se sentir mais seguro e preparado para as demandas.
3. Atente-se para os prazos e sua agenda
Fique de olho nos prazos de cada atividade e demanda. Isso é muito importante!
Pois pare e pense conosco: como é possível se preparar para assumir responsabilidades se você sequer leva em conta o tempo que precisará para efetuar cada atividade? Pense sobre isso.
Reconhecer quais são os prazos é fundamental, inclusive, para entender quais são as suas prioridades. Além disso, lembre-se de que assumir um prazo e não cumpri-lo é algo completamente oposto à responsabilidade.
Sabemos que você não quer manchar a sua imagem profissional, não é mesmo? 😉
Lembre-se: só aceite responsabilidades se você se comprometer a cumpri-las
Seguindo o que mencionamos no tópico anterior, lembre-se de que se preparar para assumir responsabilidades é, antes de qualquer coisa, cuidar da sua imagem profissional.
Isso significa dizer que se você aceitar responsabilidades que não pode cumprir é o mesmo que jogar a sua marca pessoal no lixo. Tenha a ciência disso!
Caso contrário, você poderá assumir uma carga de demandas muito grande e, mais tarde, pode ter que lidar com o acúmulo de erros. Logo, a sua vida profissional pode se fragilizar por conta disso.
Sendo assim, pratique o autoconhecimento e esteja de olho nos seus limites. Não queira bancar o super herói que aceita tudo de todos. Isso não costuma funcionar… Considere essas premissas na hora de se preparar para assumir responsabilidades. 😉