Como se organizar no home office? - Notícias Concursos

Como se organizar no home office?

Conseguir se organizar no home office é um desafio para você?

Bem, especialmente quando iniciamos nessa modalidade de trabalho, podemos ter algumas dificuldades na hora de desenvolvermos uma carreira mais equilibrada. Afinal, na maior parte das vezes, as pessoas foram ensinadas a ir à empresa e a aceitar os comandos do chefe.

Porém, o trabalho remoto trouxe um pouco mais de independência, o que pode, em muitos casos, nos deixar perdidos! Por isso, neste texto nós reunimos algumas considerações que podem lhe ajudar a ter uma agenda que organize as suas demandas. Vamos juntos pensar em estratégias?

Como se organizar no home office?

A falta de horário, a quantidade de tarefas sem prazo ou sem organização prioritária, o costume de trabalhar de pijama… Tudo isso pode trazer problemas na hora de se organizar no home office. Afinal, não podemos nos esquecer de que a maior parte dos resultados, nessa modalidade de trabalho, depende exclusivamente de nós.

Portanto, com papel e caneta na mão, reflita conosco a partir das considerações a seguir:

1. Encontre o seu melhor momento de trabalho – Quando você é produtivo?

Você sabe qual é o melhor momento do dia para trabalhar, de acordo com o seu perfil? Salvo em casos nos quais a empresa estabelece o horário de trabalho, a pessoa que trabalha em casa pode selecionar o seu turno de acordo com a sua produtividade.

Além disso, lembre-se de escolher um horário fixo para seguir. Isto é, se você percebe que é mais produtivo à noite e madrugada à dentro, coloque um horário de início e fim para o seu trabalho. Assim, o expediente estará formado de acordo com a sua produtividade e servirá de base na hora de se organizar no home office.

2. Saiba exatamente quais são suas tarefas, prioridades e prazos

Você, porventura, tem o costume de analisar quais são todas as suas tarefas, prioridades e prazos? Sabe quais são as demandas que devem ser concluídas ao longo dos dias? Ter esse conhecimento é muito importante, afinal, assim torna-se possível construir uma lista de tarefas diárias que não atrase prazos e garanta a entrega das prioridades.

3. Construa uma agenda que “cabe” na sua rotina

A sua agenda precisa ser bem elaborada para se organizar no home office. Não tente criar uma agenda com mil e uma tarefas por dia, sabendo que se tornará inviável concluir tudo. Você precisa compreender os seus limites para dividir as demandas de acordo com aquilo que pode caber na sua rotina. Fique atento a isso e vá fazendo testes até encontrar a quantidade ideal de demandas diárias.

4. Aprenda a dizer “não” para as demandas excessivas

As demandas excessivas serão detectadas no passo acima, possivelmente. Afinal, você entenderá quais tarefas estão tornando a sua agenda muito sobrecarregada e pesada. Nesses casos, aprender a dizer “não” é um bom caminho, uma vez que não podemos arcar com tudo o tempo todo, concorda?

Para se organizar no home office nós precisamos compreender quais são os nossos limites, sem ultrapassá-los para agradar as outras pessoas. Ter consciência do que pode ser feito com qualidade e sem sobrecarregar a saúde é indispensável. Não tenha medo de negar o que ultrapassa os seus limites!

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