Uso de remédios para insônia pode acarretar em graves prejuízos à saúde

photo-1517898717281-8e4385a41802
Banco de Imagens: Unsplash

A dificuldade para dormir pode ser muito comum, principalmente, em períodos de estresse e ansiedade, entretanto, quando essa condição se prolonga, pode ser sinal de um distúrbio mais complicado, denominado como insônia.

A insônia atinge mais de 70 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) e durante a pandemia, esse índice foi agravado ainda mais.

Só no início da Pandemia, a pesquisa por “remédio para insônia” aumentou 130%, conforme dados divulgados pelo próprio Google.

Ainda de acordo uma pesquisa da IQVIA, consultoria especializada no setor farmacêutico, a compra por medicações que induzem o sono, controlam a ansiedade, inclusive, antidepressivos, chegou a 3,76 bilhões no país, o equivalente a 5,75% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar de solucionar o sintoma, vale lembrar, que estes medicamentos não tratam a causa, já que a insônia é vista como uma reação secundária de outro transtorno ou doença.

Tipos e causas da insônia

Para identificar o tipo e a causa da insônia, é essencial realizar uma avaliação médica, que pode ser feita com médico neurologista ou psiquiátrica.

Entre os tipos e causas, vale a pena destacar:

  • Insônia Aguda: Caracterizada pela dificuldade em pegar no sono, diante de uma situação de estresse cotidiana.
  • Insônia Crônica: Tem maior frequência e não está associada diretamente com problemas no dia a dia. Altera a quantidade, qualidade e a função do sono.
  • Insônia Inicial: Assim como a aguda, está relacionada com estresse e ansiedade. É caracteriza pelos turbilhões de pensamento que ocorrem na hora de dormir, adiando o sono.
  • Insônia no Meio da Noite: Já este tipo de insônia é marcado pelo despertar precoce, que ocorre, geralmente, no meio da noite e pode estar associado à depressão.

Há também condições mistas, onde a pessoa, além de ter dificuldade para dormir, acorda no meio da noite, resultando em um cansaço extremo no outro dia.

Como ressaltado acima, as causas podem abranger desde situações do cotidiano, há outros transtornos emocionais, como depressão e ansiedade.

Dificuldade para dormir X Insônia

Para distinguir, a dificuldade de dormir da insônia, é necessário que o individuo apresente uma média de 20 noites mal dormidas durante todo um mês.

Além disso, outros sintomas podem identificar o quadro de insônia, como o mau rendimento durante o dia, distração, falha na memória, irritabilidade e mau humor.

Para um diagnóstico preciso e logo, tratamento adequado é essencial consultar um médico.

Prejuízo do uso de medicamentos para insônia

Visto o aumento do uso de medicamentos para insônia, vale apena alertar as graves consequências geradas pelas composições químicas destas substâncias, como por exemplo, dos benzodiazepínicos.

Os Benzodiazepinas são uma classe de fármacos psicotrópicos com ação hipnótica e ansiolítica, muito usados para o tratamento de insônia.

Segundo especialistas, o uso contínuo de benzodiazepínicos pode causar dependência, inclusive, em doses mais altas gerar risco de morte, por meio de paradas respiratórias, se misturados com álcool.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.