Quais os benefícios da argila branca para a saúde da pele?

Os benefícios da argila branca para a saúde da pele são inúmeros, e isso se deve a sua composição, que é rica em alumínio, sílica, caulinita, magnésio e manganês. Além disso, o seu pH se assemelha ao da pele, sendo a opção mais suave para quem possui um tecido mais sensível e que é facilmente irritado.

Ela é responsável por melhorar o aspecto da pele, equilibrar a oleosidade e garantir que os radicais livres passem longe, diminuindo o envelhecimento precoce das células. Veja abaixo todas as vantagens de incluir este produto natural em sua rotina de autocuidado.

Benefícios da argila branca para a saúde da pele

A argila branca é indicada para quem possui pele sensível e com fácil irritação, além de ser adequada para tratar peles normais, tendo em vista que equilibra a oleosidade sem ressecar.

Além disso, ela pode ser uma aliada no clareamento natural, mantendo um tom mais uniforme da pele.

1- Efeito calmante e cicatrizante

Quem sofre com inflamações recorrentes na pele, como por exemplo, as temidas espinhas, pode usar a argila branca para acelerar o processo de cicatrização. O efeito anti-inflamatório também acontece, deixando o tecido cutâneo mais equilibrado e saudável.

Seu efeito calmante também diminui o vermelhidão, garantindo que a pele fique mais suave e menos irritada.

2- Equilibra a oleosidade da pele

Naturalmente, a nossa pele produz oleosidade em certa medida, com o intuito de manter o tecido hidratado, macio e protegido. Entretanto, alguns desequilíbrios (como hormonais, por exemplo) podem fazer com que esta oleosidade seja produzida em excesso.

A consequência é uma pele “brilhando” e propensa ao desenvolvimento de cravos e espinhas. Em contrapartida, produtos para pele oleosa tendem a apenas remover esta camada, deixando o tecido ressecado ou mais “vulnerável” a agentes externos.

No entanto, a argila branca pode equilibrar a oleosidade, absorvendo-a a partir das trocas iônicas, mas sem deixar o tecido ressecado. Ou seja, você terá menos produção de sebo na pele, mas ainda manterá a hidratação essencial.

Veja também: Cuidados com a pele no verão: Como manter a pele saudável e protegida

3- Hidrata a pele profundamente

Manter a pele sempre hidratada é essencial para garantir a saúde do tecido cutâneo. No entanto, a máscara de argila branca é capaz de penetrar facilmente nas células, devolvendo a água e promovendo mais suavidade e maciez ao seu rosto.

4- Clareia a pele e renova as células

Com o passar do tempo, a pele acaba fazendo a sua troca celular de maneira recorrente. Entretanto, muitas vezes as células mortas permanecem sobre a pele, obstruindo poros, elevando a oleosidade e causando até mesmo os temidos cravos.

Como contraposto a isso, a argila branca é capaz de remover as sujidades e as células mortas, além de renovar a produção celular e fazer com que o tecido fique mais claro e uniforme.

Usufrua dos benefícios da argila branca para a saúde da pele

Para usufruir de todas as vantagens que citamos, basta você aplicar a argila branca, misturada em água, em sua pele limpa, pelo menos uma vez por semana. Quando ela secar sobre a pele, você já poderá removê-la em água corrente e morna, e assim dar continuidade aos seus cuidados com a pele. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.