Concentração nos estudos em casa: Veja como ajudar os seus filhos

Ajudar seu filho a ter mais concentração nos estudos em casa é um importante caminho para possibilitar o bom desempenho na escola e, além disso, melhorar o cognitivo e a capacidade de raciocínio da criança.

Para isso, algumas medidas simples podem ser tomadas no seu dia-a-dia, visualizando formas de tornar o momento dos estudos mais calmo e tranquilo. Saiba mais a seguir.

Como ajudar seu filho a manter a concentração nos estudos em casa

Pequenas mudanças no cotidiano da criança já são capazes de desencadear efeitos interessantes em sua concentração e foco. Para isso, é preciso pensar que uma rotina de sono, alimentação, exercícios e estudos, pois este é o segredo do “sucesso” da criança. Veja formas de criar uma rotina de qualidade:

1- Crie uma rotina com pausas para não saturar o foco

Nós adultos, tendemos a manter a concentração, em uma mesma atividade, por no máximo 45 minutos ininterruptos. Passado deste tempo, a tendência é que tenhamos mais propensão à distração e, justamente por isso, as aulas em faculdades e escolas somam 45 minutos cada uma.

Em contrapartida, crianças pequenas podem ter um tempo de foco muito menor. Veja como calcular o tempo de concentração da criança:

  • O tempo de concentração corresponde a 3 minutos para cada ano de vida de uma criança. Sendo assim, uma criança de dois anos consegue manter o foco durante 6 minutos, enquanto uma criança de 5 anos já conseguirá manter por 15 minutos.

Tendo isso em mente, faça com que a criança desenvolva a atividade no tempo adequado, de acordo com a sua idade. Dê pausas entre os momentos de tarefa para que ela “descanse” a mente, conversando, desenhando, ou simplesmente fazendo um pequeno lanche.

2- Saiba dividir as tarefas de maneira coerente

Entendendo a capacidade de foco de uma criança, fica mais fácil criarmos uma divisão coerente para as tarefas. Com isso, você deverá estabelecer (junto com a criança) pequenas metas para cada intervalo de tempo.

Vamos supor que a criança deverá escrever um pequeno texto, fazendo uma ilustração em seguida. Se ela tiver 7 anos e já for alfabetizada, escolher o tema do texto e conversar sobre o que será feito é o primeiro passo.

Depois disso, você deverá auxiliar a criança na escolha das palavras que serão usadas, redigindo com calma e sem ultrapassar o tempo limite de foco. Em seguida, dê uma pequena pausa e distraia a criança, para que ela relaxe. No fim, dê o tempo adequado para que ela desenhe e pinte a ilustração. Tudo isso respeitando o tempo de foco do pequeno.

3- Permita que a criança viva a sua criatividade e imaginação em outros momentos

As crianças estão o tempo todo arquitetando histórias, relembrando momentos divertidos e imaginando acontecimentos incríveis, por isso a concentração nos estudos pode ser um pouco difícil.

Entretanto, é importante que nos momentos em que ela não precisa manter a concentração nos estudos, sua imaginação seja explorada ainda mais. Assim, você aflora a criatividade da criança e não deixa essa energia “guardada” para momentos poucos propícios, como na hora de estudar.

4- Concentração nos estudos em casa: Estimule hábitos saudáveis, como exercícios e uma rotina de sono

Por fim, lembre-se que a concentração nos estudos está intimamente relacionada com os hábitos da criança.

Isto é, se ela dormir bem, ter uma rotina de descanso e praticar atividades físicas, a tendência é que a criança seja mais saudável, feliz e disposta a aprender coisas novas.

Pensando nisso, estabeleça limites, crie um horário para acordar e dormir e sempre estimule a prática de exercícios durante as brincadeiras. Acredite, esses pequenos pontos do cotidiano já são capazes de melhorar – e muito –  o desempenho do pequeno!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.