Estamos em setembro amarelo e a saúde mental no trabalho tem ganhado mais espaço nas organizações. Inclusive, a pesquisa Índice de Bem-Estar Corporativo da Zenklub mostra que no primeiro semestre de 2023, nenhum dos setores avaliados atingiu o mínimo exigido.
Há mais estudos que mostram que a situação no mercado não é boa. Então, um levantamento da Vittude demonstra que 33% dos colaboradores que participaram possuem algum tipo de transtorno mental, como estresse, depressão e ansiedade.
São por situações como essa que iniciativas de bem-estar no ambiente de trabalho estão sendo amplamente aplicadas. Com isso, espera-se que as equipes tenham mais qualidade não apenas de trabalho, mas de vida.
Atualmente há um grande cenário que envolve trabalhadores com burnout. Aliás, uma pesquisa da International Stress Management Association apontou que o Brasil ocupa o segundo lugar entre países com mais número de casos da doença, perdendo apenas para o Japão.
A saúde mental no trabalho é um ponto que tem sido trabalhado em empresas de todos os segmentos. Em especial, para resolver problemas como o próprio burnout e criar um ambiente mais saudável.
Nos próximos tópicos, conheça cinco dicas que ajudam a promover a saúde mental no ambiente de trabalho. Assim, você pode incorporá-las no dia a dia para melhorar a experiência e vivência do seu time.
Sem dúvidas o diálogo é uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é saúde mental no trabalho. Aliás, uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino, o Ipefem, apontou que apenas 37% dos profissionais se sentem totalmente seguros para discordarem de seus líderes.
Ainda na pesquisa, 63% dos participantes apresentaram alguma ressalva ao se posicionar em discordância da liderança. Ou seja, é um reflexo dos ambientes que muitas vezes são hostis.
Ter um ambiente seguro para o diálogo é uma forma de garantir que os funcionários podem se expressar, de forma respeitosa, independente de qual seja o cargo ocupado. Sem sentir medo de represálias ou de serem prejudicados profissionalmente.
A OMS, Organização Mundial da Saúde, apontou que é um direito de todos os trabalhadores terem um ambiente seguro e saudável. Dessa forma, podem melhorar seus desempenhos e produtividade.
Um ambiente seguro reduz o número de situações tensas e de conflitos internos. Além disso, usam o diálogo respeitoso como o principal aliado para solucionar seus problemas e possíveis desavenças.
Quando se pensa em saúde mental no trabalho, o assédio é um dos pontos que merecem atenção. Em especial, porque há muitos tipos, como o físico, psicológico e o moral. Então, a empresa deve se atentar a evitar todos eles.
Muito mais que uma ação de cuidado, é uma obrigação da empresa evitar que essas situações aconteçam no mercado de trabalho. Portanto, deve criar ações que combatam o assédio, bullying e qualquer outro tipo de atitude ofensiva.
É também importante que a empresa aja caso tenha uma situação deste tipo. Ou seja, não basta apenas combater, é indispensável punir os envolvidos nesses momentos.
A diversidade também tem sido muito valorizada nos ambientes de trabalho. Mas, não deve ser apenas uma causa promocional, é preciso que a empresa esteja preparada para acolher as diferenças e ofereça um ambiente seguro para todos.
Palestras e discussões sobre temas pertinentes que envolvem a saúde mental no trabalho e as questões de cada indivíduo são indispensáveis. Então, valorize as diferenças e mostre que a empresa está apta a receber todos os tipos de profissionais.
Por fim, é preciso que a empresa invista em ações e melhorias que tornam a qualidade de vida de seus funcionários melhor. Por exemplo, progressão salarial, apoio psicológico e um ambiente seguro e saudável.
É essencial que toda a liderança esteja apta para ajudar os profissionais e que saibam reconhecer os problemas e pensem nas melhores ações para solucioná-los.
Após a pandemia, as empresas focaram muito mais em ações que melhorem a saúde mental no trabalho. Então, é essencial que além das cobranças, estejam prontas para acolher e ajudar seus funcionários a se desenvolverem, tanto no campo pessoal quanto no profissional.