A saúde financeira do negócio depende das ações e das decisões tomadas
Uma gestão financeira eficiente precisa de alinhamentos, planejamentos e antecipação de demandas.
Algumas medidas podem ser tomadas para que as empresas possam ter saúde financeira.
Análises Mensais
Analisar os resultados econômicos é primordial para o negócio. Sendo assim, acompanhe seus resultados estratégicos, ao passo que possa atuar com antecipação as demandas.
Capital de Giro
O Capital de Giro é o valor disponível no seu caixa para que possa pagar suas despesas diárias e mensais. Por isso esse valor precisa estar sempre positivo, porque é preciso trabalhar com liquidez.
Controles
Controle os orçamentos, a aprovações, bem como pequenos valores retirados do caixa, por exemplo. Lembre-se de que está mexendo no seu capital de giro.
Fluxo de Caixa
Analise o fluxo de caixa diariamente. O fluxo de caixa é a entrada e saída financeira da sua empresa. Por isso, ele precisa ser feito diariamente, bem como a sua conciliação bancária.
Cobrança
Controlar os inadimplentes é fundamental para a saúde financeira de um negócio. Haja vista que muitos clientes pagam quando são cobrados. Por isso, independentemente se seus clientes são pessoas físicas ou jurídicas, atue nessa demanda e recupere valores antigos.
Separação – PJ e PF
A saúde das finanças de uma empresa está nos controles de rotina e isso impacta diretamente nos outros setores. Por isso, atue sempre nessa demanda e o mais importante, nunca misture valores de sua conta pessoal com a conta da empresa. Uma vez que essa mistura atrapalha os controles pessoais e profissionais.
Créditos
Tente reduzir custos e recuperar valores antes de optar por créditos. Porém, se precisar de empréstimos procure sempre pelos menores juros e prazos maiores. Visto que precisa pagar por esse empréstimo sem comprometer os processos de rotina. Há linhas próprias para as empresas. No entanto, nunca feche uma negociação sem uma pesquisa prévia.
A saúde financeira do seu negócio é um dos caminhos para seu sucesso!