Se você ainda não realizou o saque extraordinário do FGTS este ano, saiba que o prazo está acabando. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos e informou que cerca de 12 milhões de pessoas ainda não retiraram o seu benefício.
Além disso, a Caixa informou, também, que até o início de agosto mais de R$ 9 bilhões ainda não haviam sido movimentado. Os recursos são do saque extraordinário do FGTS.
Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS?
“O saque extraordinário é para aquelas pessoas que têm o saldo de fundo de garantia em suas contas. Ele pode ser feito através de dois métodos: na Caixa Econômica ou através do aplicativo do FGTS e do Caixa Tem”, explica Marlan Dias, analista de RH e Departamento Pessoal.
Assim, entende-se que todas as pessoas que possuem saldo em suas contas do Fundo de Garantia podem ter acesso ao valor de R$ 1 mil, liberado pela Caixa.
O objetivo da operação foi injetar dinheiro na economia, a fim de movimentá-la e auxiliar as famílias brasileiras. O calendário original iniciou os pagamentos no dia 20 de abril, com as pessoas nascidas em janeiro. Os pagamentos foram finalizados em 15 de junho, com os aniversariantes de dezembro.
No entanto, devido à alta quantidade de colaboradores que ainda não movimentaram os valores disponíveis, a Caixa Econômica informou que o valor permanecerá disponível até o dia 15 de dezembro. Ou seja, quem ainda tiver interesse em sacar o benefício, tem menos de 2 meses para realizar a transação.
Como consultar o saldo do saque extraordinário do FGTS?
A primeira opção para consultar se há saldo disponível é entrar no site oficial www.fgts.caixa.gov.br. Ao acessar o site, basta clicar na opção “saque extraordinário do FGTS”. Depois, você poderá preencher o campo indicado com o número do seu CPF ou do PIS.
Após resolver o “não sou um robô”, digite a sua senha e clique em continuar. Assim, você poderá conferir se o saldo está disponível para saque. Além disso, também aparecerá a data que o valor foi creditado na sua conta.
Também é possível consultar os valores disponíveis no aplicativo do FGTS. Basta fazer o download no app no seu celular (Android ou IOS). Em seguida, acesse utilizando o seu CPF e senha.
Ao abrir a página inicial do app, selecione a opção “Saque Extraordinário”. Assim, você poderá conferir se há saldo liberado e a quantia disponível.
Se desejar sacar o dinheiro, clique em “liberar saque” e, depois, em “Confirmar”. Assim, o valor já será liberado na sua conta.
Como solicitar o saque?
Para sacar o FGTS extraordinário, você pode comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, munido de todos os seus documentos. No entanto, também é possível realizar todo o procedimento de forma online, utilizando apenas o seu celular.
O saque extraordinários do FGTS fica disponível para todos os beneficiários na conta social digital, criada pela Caixa. Esta conta é aberta automaticamente pela Caixa para que todos os cidadãos brasileiros consigam acessar os benefícios do governo.
Para acessar a sua conta, basta baixar o aplicativo Caixa Tem no seu celular. Através do app, você pode realizar diversas transações financeiras, como pagamentos, pix, transferências, recarga de celular e até mesmo solicitação de crédito.
As contas foram criadas de forma automática com as informações já disponíveis no banco de dados da Caixa. Porém, é possível que alguns clientes tenham informações incompletas ou inconsistentes. Neste caso, será necessário comparecer a uma agência bancária para atualizar os dados e ter acesso à sua conta digital.
Sou obrigado a sacar o valor disponível?
Também é possível que o cidadão opte por não sacar o valor do seu FGTS. Neste caso, ele pode informar a sua decisão através do aplicativo FGTS. Assim, o valor não será creditado na conta do Caixa Tem e retornará para o Fundo de Garantia.
Este procedimento também pode ser realizado em uma das agências da Caixa Econômica Federal.
Caso o valor já tenha sido creditado na conta do Caixa Tem do trabalhador, ele também poderá desfazer o crédito por meio do aplicativo até o dia 10 de novembro.
O prazo final para movimentação dos valores disponívei vai até 15 de dezembro de 2022. Caso o trabalhador não realize nenhuma movimentação até esta data, o valor retornará para a sua conta do FGTS de forma automática.