Saque do FGTS 2021 permite antecipação de até três anos aos trabalhadores
Para ter acesso a essa possibilidade, o trabalhador deve aderir ao saque-aniversário do FGTS e buscar as instituições financeiras que oferecem o serviço de antecipação, como a Caixa Econômica Federal.
A modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) permite a antecipação de até três anos do benefício aos trabalhadores. Normalmente, a sistemática libera uma parcela do saldo disponível no fundo anualmente, no mês de nascimento do titular.
Para ter acesso a essa possibilidade, o trabalhador deve aderir ao saque-aniversário do FGTS e buscar as instituições financeiras que oferecem o serviço de antecipação, como a Caixa Econômica Federal.
O empréstimo pelo banco dispõe dos menores juros do mercado, com aplicação de 0,99% ao mês, chegando 12,54% em um ano. O valor mínimo que pode ser contratado por meio da antecipação é de R$ 2 mil, já o máximo é R$ 6 mil.
Quem pode solicitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS?
Para contratar o empréstimo da Caixa, o trabalhador deve:
- Ter idade superior 18 anos ou ser emancipado;
- Possuir conta corrente ou poupança na Caixa (com exceção da Poupança Social Digital e Poupança Caixa Fácil);
- Tem um saldo no FGTS compatível com os limites da antecipação para contratação;
- Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
- Ter aderido ao saque-aniversário do FGTS e autorizar a Caixa a consultar informações do FGTS.
Como solicitar a antecipação do FGTS?
Para os titulares que já são correntistas da Caixa Econômica, há a possibilidade de realizar uma simulação pelo Internet Banking ou aplicativo Caixa. Basta ir nas opções “Crédito”, “Antecipação saque-aniversário” e depois “Simular e contratar”.
Já os trabalhadores que não possuem conta na instituição, podem conferir a prévia do acordo pelo aplicativo do FGTS. Neste caso, aqueles não tiverem com o cadastro atualizado podem procurar qualquer uma das agências do banco espalhadas em todo o território nacional.