Santos Dumont: Biografia e invenções do pai da aviação

Fique por dentro da vida e obra dessa personalidade brasileira tão importante

Alberto Santos Dumont, inventor e idealizador brasileiro, recebe a alcunha de “Pai da Aviação” por ser um dos precursores do avião.

Por tratar-se de uma figura importante e muito popular no Brasil, seu nome pode aparecer em vestibulares do Brasil todo, assim como no Enem.

Desse modo, vale muito a pena ficar ligado no assunto.

Biografia

Santos Dumont nasceu em Minas Gerais no dia 20 de julho de 1873 na cidade de Palmira que atualmente leva o nome do aviador. 

A saber, desde cedo suas habilidades e genialidade chamavam a atenção, pois ele mesmo construía seus próprios brinquedos, consertava objetos, entre outras atividades. 

Inegavelmente, esse comportamento criativo e genioso,  foi preponderante para mais tarde transformaram-se em grandes invenções, como por exemplo o avião.

Contudo, sua família resolve mudar-se para o Rio de Janeiro e mais tarde em 1879 para o Estado de São Paulo, buscando adentrar o mundo do café. 

Todavia, seguindo os conselhos de seu pai, Santos Dumont começa a estudar mecânica, visto que sempre foi interessado pelas máquinas da fazenda. 

Por conseguinte, resolve ampliar seus estudos e parte rumo a Paris em 1891, especializando-se em ciências, engenharia, física, mecânica, eletricidade, aeronáutica, entre outros.

Como resultado, o aviador realiza diversos experimentos em Paris que resultaram em muitos acidentes. Porém, Santos Dumont ficou muito popular na França.

Posteriormente, ele volta ao Brasil para viver no Rio de Janeiro. Entretanto, revelou-se que Santos Dumont sofreu uma séria depressão e esclerose múltipla. Além disso, se aborreceu por ver uma de suas invenções usada como arma de guerra. 

Em decorrência disso, Santos Dumont comete suicídio no litoral paulista na cidade do Guarujá em 23 de julho de 1932, quando estava com 59 anos. 

Invenções e Santos Dumont

Santos Dumont, é considerado um gênio e suas invenções corroboraram para a humanidade e sociedade como um todo.

Dentre algumas de suas famosas invenções, estão:

  • Balão a gás de pequeno porte: Batizado de Brasil, em 1898 em Paris foi realizado o primeiro voo de um balão com propulsão própria. 
  • Dirigíveis – Balões com motor a gasolina: Santos Dumont realizou diversos experimentos, nesse ele ganhou o Prêmio Deutsch, através da criação do dirigível n°6. 
  • Ultraleves: Foi construída em 1900 e foi chamada de Demoiselle, chegando a atingir incríveis 96 km/h, possuindo 30 metros de comprimento, 7 metros de largura e 11 metros de altura. 
  • 14 bis – Avião: Através da invenção do 14 bis, foi realizado o primeiro voo de uma máquina mais pesada que o ar. Segundo o próprio Santos Dumont, ficou comprovado a possibilidade de um homem voar. 
  • Chuveiro de água quente: Invenção criada enquanto viveu no Rio de Janeiro. Consistia em um balde perfurado recebendo correntes de água fria e quente. 
  • Relógio de pulso: Visando ter maior controle do tempo enquanto estava no ar. Santos Dumont, pediu para um amigo que ele projetasse um relógio com alças que devem ficar presas no pulso.
  • Hangar: Com a necessidade de guardar suas invenções, Santos Dumont cria o primeiro hangar do mundo, além disso, ele cria portões com rolamentos para facilitar a abertura dos portões.

E então, você sabia de tudo isso sobre Santos Dumont? Pode ser que o pai da aviação apareça em sua prova, hein? Por isso vale a pena conhecê-lo melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.